Além de proibir que turistas dos navios de cruzeiros desçam na Ilha e suspender eventos, a Prefeitura de Ilhabela está fazendo uma ação de orientação contra o coronavírus no terminal da balsa, por onde entram na Ilha, moradores e turistas.
Segundo a prefeitas Gracinha, a abordagem no terminal da balsa é feito em parceria com a Dersa. Além de orientações os passageiros terão à disposição um display com álcool gel.
A prefeita disse ainda que a empresa Fênix, que faz o transporte urbano na Ilha, também tomará medidas preventivas, para garantir a segurança dos usuários.
Novas medidas poderão ser adotadas conforme a situação epidemiológica do município, que tem sido acompanhada diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio de um grupo Inter setorial.
Desde o final de janeiro, a Prefeitura tem se mobilizado na implantação de ações de prevenção da doença como:
– Orientação aos trabalhadores do receptivo de navios de cruzeiro (2 de fevereiro);
– Treinamentos para os profissionais da Atenção Básica e Hospitalar a fim de orientá-los a efetuarem o diagnóstico precoce da doença, acompanhamento adequado dos pacientes, bem como, definição do fluxo de atendimento dentro de cada unidade de saúde e ainda a definição de salas para eventual isolamento dos casos;
– Orientação para recepção e equipe de limpeza da Prefeitura de Ilhabela, a respeito do coronavírus;
– Treinamento dos gestores das escolas, coordenadores da frota de veículo, supervisores de limpeza das unidades escolares e representantes de todos os setores da sede da Secretaria de Educação;
– Definição de estratégia em conjunto com a Secretaria de Educação para prevenir o contágio da doença dentro dos ônibus escolares;
– Treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito da doença. Prevenção e acompanhamento dos casos;
– Instituição de grupo de trabalho para monitoramento diário da situação epidemiológica da doença, acompanhamento dos pacientes e proposição de medidas de prevenção, composto por profissionais da Vigilância Epidemiológica, médicos infectologistas, coordenadores da Atenção básica, coordenador do Hospital Mário Covas, Secretarias de Turismo, Cultura, Educação, Saúde e gabinete da prefeita.