Os prefeitos do Litoral Norte querem que o Estado antecipe a inauguração do Hospital Regional para que o estabelecimento possa atender os possíveis casos positivos de coronavírus na região.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, encaminhou na manhã de segunda-feira (16) um ofício ao governador de São Paulo, João Dória, pedindo a antecipação da inauguração do Hospital Regional e a disponibilização de leitos, para pacientes com suspeita ou confirmados com o novo coronavírus (Covid-19).
O documento faz parte das medidas preventivas adotadas pelo município após reunião com o Comitê de Acompanhamento criado pela Prefeitura e que conta com profissionais de diversas áreas, entre eles, os de saúde.
De acordo com o prefeito Aguilar Junior, é importante ter essa retaguarda para a Saúde. “Estamos acompanhando todo o processo. A Organização Social já contratou profissionais e realizou treinamento. Por isso queremos apoio do Estado, caso necessitemos de isolamento e acompanhamento mais especifico de pacientes suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus”, disse.
O prefeito fez questão de frisar que é um assunto que precisa ser tratado com atenção e serenidade, e que a cidade e a região precisam estar preparadas para eventuais problemas gerados pela doença. “Se temos a estrutura pronta, podemos fazer uma parceria com o Estado para acomodar pacientes, se necessário for. Importante nesse momento é estarmos organizados”.
TA prefeita de Ilhabela, Gracinha Ferreira, também fez o mesmo pedido ao Estado. “Tomamos a decisão de solicitar ao Governo do Estado a inauguração dos 40 leitos de UTI do Hospital Regional do Litoral Norte, construído em Caraguatatuba, para atender possíveis casos de Coronavirus. É um hospital muito importante para o atendimento da população da nossa região”, comentou.
“Estamos preocupados com a pandemia. Temos três casos suspeitos na cidade. Já adotamos medidas para enfrentamento ao COVID-19. A situação epidemiológica da doença em Ilhabela tem sido avaliada dia a dia e caso haja alteração negativa, outras medidas poderão ser adotadas, sempre respeitando os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde e as orientações da Organização Mundial de Saúde”, finalizou a prefeita.
O mesmo pedido também foi solicitado pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, não se manifestou sobre o assunto.
Hospital

O prédio principal está finalizado
O Hospital Regional deveria ser concluído em 2018, mas por vários motivos a sua inauguração tem sido adiada. A informação é que o hospital será inaugurado em abril. A construção teve início em 2016 e foram investidos R$188 milhões, financiado com verba do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O hospital tem 200 leitos, sendo 40 de UTI, 20 de observação e 16 para hospital dia. O Instituto Sócrates Guanaes venceu a licitação para administrar o hospital e finaliza a contratação de funcionários. O Estado não se manifestou sobre o pedido feitos pelos prefeitos para antecipar a inauguração do estabelecimento devido ao coronavírus.