Caraguatatuba Cidades

Aumenta para 51 o número de casos suspeitos de Coronavírus no Litoral Norte

Tamoios News

Aumenta o numero de casos suspeitos de Coronavírus no Litoral Norte. Já são 51 casos em investigação nas cidades da região. No Brasil, são 428 casos positivos. Em São Paulo, são 240 casos e quatro mortes pelo Covid-19.

Ubatuba lidera o número de casos suspeitos, com 17 pessoas em investigação. Em Ilhabela, são 15 casos. Caraguá tem onze casos suspeitos monitorados pela prefeitura. Em São Sebastião, já são oito casos suspeitos.

Todos os pacientes suspeitos passam bem e estão sendo acompanhados pelas equipes das secretarias municipais de Saúde. Não existe nenhum caso confirmado de Covid-19 no Litoral Norte, segundo as prefeituras.

Retrospecto

A primeira suspeita de Coronavírus ocorreu em Caraguatatuba, no dia 6 de março, quando uma mulher de 49 anos, do bairro do Ipiranga, que tinha passado o carnaval no Rio de Janeiro, procurou um hospital particular da cidade, alegando possíveis sintomas da doença. Foram coletados exames e todos deram negativo para Covid-19.

No dia 11 de março, surgiu o primeiro caso suspeito em Ilhabela. O paciente, um menino de 10 anos, deu entrada no Hospital Mário Covas, O menino ficou em isolamento em sua casa e os exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz. Segundo a prefeitura da Ilha, os exames para constatar a doença levam cerca de 15 dias para ficarem prontos. Todos os casos são tratados como suspeito até a divulgação do resultado. O paciente está  isolado em sua casa e passa bem. Ilhabela apresenta atualmente 15 casos em investigação com suspeita de coronavírus.

No dia 12 de março, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), informou  que o município registrou os primeiros dois casos suspeitos do coronavírus (COVID-19) no Hospital de Clínicas (HCSS) da cidade.

Os pacientes, um homem e uma mulher, ambos de 49 anos, casados, com histórico de viagem para Itália, foram atendidos no Hospital de Clínicas que imediatamente iniciou os protocolos de atendimento, seguindo o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pelo COVID-19. São Sebastião apresenta oito casos suspeitos atualmente.

Em Caraguatatuba, também, no dia 12 de março, a Secretaria de Saúde informou o surgimento de quatro casos suspeitos de Covid-19.

Um rapaz de 47 anos que tinha dado entrada no hospital particular Santos Dumont (Unimed) com sintomas da doença, depois de uma viagem de cruzeiro que passou pela Argentina.

O outro caso em investigação se referia a uma jovem de 29 anos que veio de Amsterdã, na Holanda, para visitar familiares e deu entrada na UPA Central.

E, um casal, ela de 47 anos e ele de 46 anos,  passou também pelo hospital da Unimed após visita e contato com parentes japoneses. Os quatro pacientes estão em quarentena, passam bem e aguardam o resultado. Caraguá tem atualmente 11 casos em investigação.

Em Ubatuba, os casos suspeitos começaram a surgir a partir do dia 16 de março. Os dois casos suspeitos, que ainda aguardam resultado de exame são de uma senhora de 86 anos residente no bairro do Itaguá e uma adolescente de 15 anos, residente no Perequê-Açu. Ambas apresentam situação clínica estável e estão em isolamento domiciliar. Hoje, a cidade tem 17 casos suspeitos de Covid-19.