Cidades São Sebastião

Vídeo: Turistas e veranistas aproveitaram a manhã de sábado na Praia da Baleia, em São Sebastião

Tamoios News
Quarenta ou férias a beira mar?

Quarentena ou férias a beira mar?

Na manhã deste sábado(21), a Praia da Baleia, uma das mais badaladas do litoral paulista, registrava movimento  típico de um fim de semana pós-verão, apesar do tempo nublado. Dezenas de pessoas, a maioria, veranistas e turistas, curtindo a praia e o banho de mar.

Tinha banhista caminhando pelas areias da praia, outros alojados em barracas e guarda-sóis, tinha até gente surfando e praticando stand-up.

Todos desrespeitando as recomendações da prefeitura, que proibiu o estacionamento e aglomerações nas praias da cidade.  Não se via fiscalização da prefeitura no local. Ontem, a prefeitura divulgou imagens e release falando das ações nas praias, com o objetivo de impedir que turistas se aglomerem nesses locais.

Moradores e caiçaras postaram vídeo nas redes sociais denunciando o desrespeito as recomendações.  Os funcionários da “Sabaleia” Associação de Amigos de Bairro, foram orientados a comunicar aos banhistas que está proibido frequentar as praias neste período de combate ao coronavírus.

Funcionários e  guarda-vidas da Sabaleia, explicam aos turistas e veranistas que eles não podem ficar na praia

Aos poucos, os turistas e veranistas começaram a deixar a praia. Caiçaras que vivem no local comentam que boa parte das casas de veraneio da Baleia e em geral, das prais da costa sul estão ocupadas. Caseiros e empregados, que vivem na região, foram requisitados ao trabalho nessas residências.

Está evidente, que veranistas e turistas da capital, “fugiram” para as cidades do Litoral Norte,  para evitarem as aglomerações e o risco do coronavírus em suas suas cidades de origem.

Em São Sebastião, a prefeitura local não determinou nenhum bloqueio na Rio-Santos e Mogi-Bertiga para evitar que turistas e veranistas cheguem a cidade.

Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela adotaram medidas neste sentido. A prefeita Gracinha Ferreira, de Ilhabela, “parou” a travessia da balsa, nem mesmo moradores podem usar a travessia sem autorização da prefeitura.

Em Caraguá, o prefeito Aguilar Júnior conseguiu na justiça impedir que turistas e veranistas utilizem a Tamoios para chegar até a cidade.

Em Ubatuba, o prefeito Délcio Sato, conseguiu na justiça “fechar” os três acessos para o município, a Oswaldo Cruz e a Rio-Santos, na ligação com Caraguá e Paraty. Todas essas medidas com um único objetivo: proteger os moradores de suas cidades contra o coronavírus.