As prefeituras devem retomar nesta segunda-feira(30) a vacinação contra a gripe influenza. Em Caraguá e Ubatuba, a vacinação está sendo feita na residência dos idosos. Nesta primeira fase da campanha estão sendo vacinadas pessoas com idade acima de 60 anos e profissionais da área da saúde.
Em Caraguatatuba, agentes de Saúde das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba vão vacinar os idosos, em domicílio, sempre de segunda a sexta-feira. As doses serão aplicadas até o dia 15 de abril.
As equipes percorrerão as ruas dos bairros, entre 8h e 17h, e não é necessário agendamento.
Mesmo os idosos que nunca utilizaram os serviços da UBS do bairro também serão atendidos, mas para isso é necessário ligar na Unidade de Saúde mais próxima para cadastro.
A Prefeitura de Caraguatatuba adotou essa medida com o objetivo de evitar aglomeração e deslocamento dos idosos.
Nesta primeira fase da campanha também serão vacinados trabalhadores de saúde que estão na ativa e atuam na linha de frente do atendimento à população.
Para este público, a vacinação será feita nas Unidades de Saúde de referência ou de trabalho do profissional.
Em Ubatuba, a secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a campanha de vacinação contra a gripe Influenza teve início na segunda-feira, 23, conforme calendário nacional e vai até o dia 22 de maio.
Entretanto, como o serviço está sendo feito a domicílio e as doses da vacina vão sendo liberadas pouco a pouco pelo governo federal e estadual, a secretaria solicita paciência e apoio da comunidade. Inicialmente, idosos e profissionais da saúde estão sendo imunizados.
A vacina começou a ser aplicada nos seguintes bairros:
Bairro da região Sul: Tabatinga, Maranduba, Sertão da Quina e Araribá (vacinação feita em mutirão das equipes de Estratégia de Saúde da Família desses bairros).
Outras equipes
Almada/
Estufa II-A/
Ipiranguinha/
Lagoinha/
Perequê-Açu/
Perequê-Mirim/
Sumaré/
Marafunda
Todas as pessoas com mais de 60 anos que são visitadas por agentes comunitários de saúde ou que fizeram exames recentemente em posto de saúde ou, ainda, que têm consulta médica já constam da lista e não precisam se preocupar porque serão buscadas pelo posto.
Já quem não vai faz tempo ou mudou de bairro precisa ligar para o posto de saúde mais próximo da sua casa e atualizar seu cadastro. Mas sem pânico que o prazo é longo: a campanha termina só no dia 22 de maio, quando toda a população-alvo estiver imunizada.
Em São Sebastião, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), informa que vacinou mais de cinco mil pessoas, desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza no município.
A campanha, de caráter nacional, que começou no dia 23 de março, foi iniciada com um mês de antecedência, em comparação com anos anteriores, e termina no dia 22 de maio.
Nesta etapa, estão sendo vacinados idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e agentes da força de segurança do município.
Na quinta-feira, dia , a prefeitura informou que no momento não há vacinas disponíveis e um novo lote será enviado pelo Governo do Estado até a próxima semana, quando uma nova data será definida para retomada da vacinação nos mesmos locais definidos anteriormente.
Vale destacar que esta vacina contra a influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.