Cidades Ubatuba

Cerca de 60 profissionais da saúde são afastados por suspeita de Covid-19

Tamoios News

Aumenta o número de profissionais da saúde afastado e em quarentena por suspeita de Covid-19 na região. São mais de 60 apenas em Ubatuba e Caraguatatuba. O número deve ser maior. As prefeituras de São Sebastião e Ilhabela não divulgaram informações sobre médicos e enfermeiros afastados por suspeita de Covid-19.

Em Ubatuba, dos 63 casos suspeitos, 30 são profissionais da saúde. Em Caraguatatuba, das 63 notificações. As prefeituras buscas aumentar a proteção dos profissionais da saúde que lidam diretamente com as pessoas que procuram as UBSs, hospitais, Santas Casas e UPAs.

O estresse dos profissionais de saúde tem sido muito grande diante do volume de pessoas que buscam as unidades com síndromes gripais e suspeita de Covid-19. As prefeituras estão dando assistência de psicólogos aos médicos e enfermeiros.

Em Caraguá, a prefeitura informa que apesar de afastados, nenhum deles desenvolveu os sintomas graves da doença e estão sendo monitorados, diariamente, pela Secretaria de Saúde.

São 31 servidores públicos entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e até agentes administrativos, que estão na linha de frente, desde que surgiram as primeiras suspeitas em Caraguatatuba, que estão em quarentena.

“É muito estressante. Apesar de todos os cuidados e das prevenções, a gente vive em contato direto com as pessoas. É uma situação inusitada, mesmo com toda a capacitação que tivemos. Muitas vezes, temos que procurar acalmar moradores que estão apavorados com o vírus. Não está sendo nada fácil. É importante que as pessoas permaneçam em suas casa e só procurem as UBSs quando estiverem com os sintomas”,  disse uma agente de saúde, da UBS da Casa Branca.

A prefeitura lembra que desde 20 de março só fazem teste para o Covid-19 as pessoas com sintomas graves que requer internação e os profissionais da saúde.