Cidades Ubatuba

Ubatuba poderá usar escolas municipais para alojar casos suspeitos de coronavírus

Tamoios News

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, apresentou em uma live, nesta terça-feira914), o Plano Estratégico de Combate ao Coronavírus em seu município. Sato não descarta a possibilidade de usar as escolas municipais para alojar pacientes com suspeita de Covid-19.

Segundo o prefeito, o plano tem quatro fases. A Fase 1, já executada, foi a implantação de 30 leitos e 12 respiradores na Santa Casa da cidade. Três pessoas estão internadas no local, sem a necessidade de uso dos respiradores.

A Fase 2, segundo ele, prevê a ampliação de leitos na Santa Casa, que terá 45 leitos. Caso aumente o número de pacientes, o local passará a ter 84 leitos. Caso 70% desses leitos sejam ocupados, outros 16 leitos serão instalados.

A Fase 3, conforme explicou o prefeito, prevê a utilização do Centro de Convenções da cidade, no Perequê-Açú, com a instalação de 120 leitos no local. Serão encaminhados para o centro de convenções os pacientes que tiverem alta na santa casa, mas que necessitem ainda de cumprir a quarentena, antes de serem liberadas.

A Fase 4, segundo prefeito, prevê o uso de escolas municipais p ara alojar pacientes com suspeitas de coronavírus. Sato disse acreditar que não haverá necessidade de usar as escolas, mas de qualquer maneira, incluiu está fase no Plano Estratégico elaborado pela prefeitura.

Sato abordou novamente a questão da falta de UTI em Ubatuba. Segundo ele, a administração está viabilizando a construção de um novo hospital com leitos de UTI. Ele disse que enquanto isso não ocorrer os pacientes serão encaminhados ao Hospital regional de Caraguatatuba.

Covid-19

Ubatuba tem um caso confirmado de covid-19. Duas mortes estão em investigação. No total são 88 notificações, um caso confirmado, 23 descartados e 64 em investigação, sendo 38 de profissionais da saúde. Centro(9), Perequê-Açú(8), Ipiranguinha(7) e Itaguá(7) são os bairros com maior número de casos suspeitos de coronavírus.