Cidades São Sebastião

Covid-19: Moradores reclamam da limpeza de ruas com jato de ar comprimido pela prefeitura

Tamoios News

Moradores do bairro da Vila Amélia, em São Sebastião, reclamam que a prefeitura está utilizando jato de ar comprimido para limpar ruas, calçadas e sarjetas, medida que segundo eles, pode espalhar o vírus da covid-19 e colocar em risco a vida das pessoas.

“O ideal é lavar e desinfetar as ruas, como a prefeitura está fazendo em outros bairros, mas usar jato de ar comprimido para limpar as ruas, calçadas e sarjetas é um risco muito grande. A poeira pode levar o vírus para dentro das casas e contaminar aos moradores ”, comentou a jornalista Raquel Salgado, moradora do bairro.

Ela disse que a equipe de limpeza pública da prefeitura já fez esse trabalho-aplicação do jato de ar comprimido por três vezes nas ruas do bairro, apesar da reclamação dos moradores.

Na maioria dos bairros, a prefeitura vem fazendo a lavagem e limpeza com jatos de água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante).

Esse trabalho de desinfecção no combate ao coronavírus é feito em parceria com a empresa SA Ambiental e apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Raquel disse que tentou entrar em contato com as secretarias da Saúde e de Serviços Públicos, para pedir que a limpeza com jato de ar comprimido seja suspenso no bairro, mas não conseguiu ser atendida. Procurada, a prefeitura não se manifestou sobre o assunto.