Para evitar conflito com os frequentadores, os moradores da praia do estaleiro, em Ubatuba, decidiram retirar a cancela que há quinze dias proibia a entrada de turistas e veranistas na praia.
A praia do Estaleiro fica na região norte de Ubatuba. Suas pousadas, chalés e quiosques são muito frequentados por turistas e veranistas do Vale do Paraíba.
Os moradores decidiram instalar a cancela para impedir a entrada de turistas e veranistas e com isso evitar que o coronavírus chegue ao bairro onde a maioria dos moradores é composta de caiçaras.
Os moradores se revezavam no controle sobre quem podia ou não entrar no local. A fiscalização era feita até a meia-noite, todos os dias.
“A situação ficou muito complicada. Teve ameaças de agressão. Gente alegando o direito de ir e vir. Pessoas entrando escondidas no porta malas. Resolvemos tirar a cancela e deixar que o poder público tome as devidas providências”, contou Agnaldo Oliveira.
Segundo ele, com a liberação do acesso, os moradores vão se dedicar a proteger suas famílias em suas casas. Oliveira disse que existe apenas um caso suspeito de coronavírus no bairro.
Oliveira contou ainda que pousadas, chalés e quiosques permanecem fechados, todos respeitando a quarentena imposta pelo estado e prefeitura local.
A moradora Vera Lúcia Rodrigues lamentou a retirada da cancela, que segundo ela, estava incomodando muita gente. “É muito triste, pois o objetivo era impedir a chegada do vírus e proteger idosos e as crianças.