Os casos de coronavírus cresceram assustadoramente em São Sebastião. Em uma semana, entre sexta-feira(17) e ontem, sexta-feira(24) o número de casos cresceram 240%, passando 12 para 40 casos confirmados.
São Sebastião tem cerca de 50% dos 84 casos confirmados de coronavírus registrados na região. Cinco pessoas se recuperaram do coronavírus na cidade.
O número de casos confirmados nesta sexta(24), assustou o prefeito Felipe Augusto, durante live realizada ontem, sexta, às 19h30. “Impressionou o crescimento. É de assustar”, comentou o prefeito.
Ele afirmou que as medidas de isolamento social devem ser mantidas e pediu aos moradores para ficarem em casa. Recomendou aos moradores o uso de máscara quando saírem às ruas. “Fiquem em casa, por favor”, solicitou por várias vezes durante a live.
São Sebastião tem sido um dos municípios com maior taxa de isolamento social, cerca de 70%, conforme apurou o SIMI(Sistema de Monitoramento Inteligente), mesmo assim, o número de caso cresceu muito em uma semana. É o município com o maior número de casos, atualmente, no Litoral Norte.
Caraguatatuba apresentava ontem, sexta(24), 28 casos confirmados e 34 em investigação; Ubatuba tinha 13 casos confirmados e dez em investigação; e, Ilhabela, três casos confirmados e três em investigação.
Segundo a prefeitura de São Sebastião, no momento, a cidade registra ainda dois óbitos relacionados à doença e há nove pessoas internadas com sintomas de síndrome respiratória, que soma 2.333 notificações no município.
São Sebastião registra ainda 879 notificações de dengue, com 52 casos positivos e 52 casos em investigação. A cidade registrou, na última quarta-feira(22), a primeira morte por dengue hemorrágica este ano.
Segundo a prefeitura, os pacientes com suspeita de coronavírus são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Centro, e no Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, unidades de saúde voltadas exclusivamente para o tratamento de síndrome respiratória.
A SESAU está prestando toda assistência necessária aos pacientes e seguindo o Plano Municipal de Contingência para Infecção Humana pela COVID-19, alinhado com os direcionamentos do Ministério da Saúde e com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Comércio– O prefeito Felipe Augusto disse que foi formado um comitê para discutir uma proposta para reabertura dos comércios a partir do dia 10 de maio, de acordo com o Plano São Paulo, criado pelo governador Doria. O prefeito informou que várias decisões judiciais tem barrado a reabertura de comércios,m como ocorreram em São José dos Campos e Ilhabela, por exemplo. O ideal, segundo ele, é estruturar a cidade, de acordo como os critérios definidos pelo estado, para a reabertura das atividades comerciais.