Cidades Ubatuba

Covid-19: Tamar suspende visitas e monitoramento, mas mantém ações de manejo e reabilitação de tartarugas

Tamoios News

O Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar em Ubatuba atua desde 1990, na proteção e pesquisa das tartarugas marinhas que utilizam o litoral norte como área de alimentação, migração e descanso.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus-Covid-19, parte das atividades realizadas foram temporariamente suspensas, visando a proteção da saúde das pessoas e também a otimização dos recursos.
Assim, as ações de monitoramento de pescarias, sensibilização, educação ambiental e envolvimento comunitário estão pausadas.

O Centro de Visitantes e as duas lojas Tamar no município foram fechados no dia 17 de março, antes do Decreto Municipal (No 7310 /19 de Março), que determinou o fechamento de “centros de atração  turísticas” e atividades comerciais.

A fundação informou que as atividades de manejo das tartarugas marinhas existentes nos Centros de Visitantes, bem como o atendimento e tratamento de animais em reabilitação estão sendo continuados. Segundo o Tamar, estão sendo tomadas todas as medidas de precaução recomendadas e necessárias, para proteção da equipe responsável por essas ações.

Segundo a fundação, as ações de pesquisa e conservação só são possíveis graças ao apoio de parceiros, como a Petrobras- patrocinadora oficial- e principalmente de iniciativas de arrecadação promovidas através dos Centros de Visitantes e das lojas Tamar, que na quarentena estão fechados à visitação. Toda renda obtida nesses centros é aplicada na conservação das tartarugas marinhas.

Nesse momento, o Tamar segue contando com o patrocínio da Petrobras, e o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Segundo o Tamar, o conhecimento adquirido ao longo dessas décadas, além dos trabalhos de educação e sensibilização nas comunidades costeiras onde atua, é essencial para acreditar que essa interrupção de atividades não colocará em risco todo o trabalho desenvolvido até agora.

Sobre o Tamar:

A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do Projeto Tamar-Fundação Pró-Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, o Projeto Tamar conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.