Cidades Ilhabela

Manifestação pede fim de restrições na balsa para moradores e proprietários de segunda residência

Tamoios News

Está programada para às 15 horas, deste sábado(13), a realização da manifestação pacífica “Balsa Livre”, organizada por moradores e proprietários de segunda residência de Ilhabela.

A manifestação, que acontecerá no terminal da balsa em Ilhabela vai  cobrar a liberação da travessia por parte da prefeitura para moradores e proprietários de segunda residência.

Os organizadores pedem que as pessoas que pretendem aderir ao movimento compareçam com máscaras e respeitem o distanciamento social.

Os participantes irão fazer também uma homenagem ao senhor Oscar Gil, que faleceu recentemente, um dia antes da prefeitura liberar seu retorno para a Ilha. Ele tinha deixado o arquipélago para ir ao aniversário da sobrinha neta em Leme(SP) e não conseguia retornar, pois a prefeitura não autorizava. Ele sofreu um infarto um dias antes de obter autorização para retornar.

A prefeitura restringiu a entrada e saída de moradores pela travessia em 21 de março e impediu o acesso de proprietários de segunda residência e de turistas.

Morador tem que ter autorização da prefeitura para deixar ou entrar no arquipélago. A partir desta semana, a prefeitura liberou a entrada de proprietários de segunda residência, mesmo assim, apenas 50 autorizações por semana.

Os proprietários tem que fazer o pedido com 72 horas de antecedência e em caso de autorizados, cumprirem uma quarentena de 14 dias em suas residências, antes de poderem circular pela ilha. Na primeira semana da liberação, mais de 1.000 solicitações foram feitas por proprietário de segunda residência, segundo o secretário de saúde, Gustavo Barboni.

Os organizadores do movimento Balsa Livre reclamam que a prefeitura não tem critérios definidos para fazer a triagem e tem sido rígida na liberação das autorizações.

A prefeitura, por sua vez, entende que a restrição na travessia tem impedido o crescimento dos casos de coronavírus na Ilha. A medida, segundo a prefeitura, tem como objetivo preservar a vida dos moradores. Ilhabela registra 79 casos de covid-19 e duas mortes pela  doença.