Um idoso que estava alojado em uma das instituições de longa permanência em Caraguatatuba morreu por covid-19, na semana passada. A prefeitura aguarda a confirmação de uma segunda morte, ocorrida no sábado(13), em uma das instituições. Testes aplicados pela prefeitura nessas instituições(asilos e casas de repouso) constaram 14 idosos e dez funcionários infectados pelo coronavírus
Segundo a prefeitura, um idoso de 74 anos, que possuía comorbidades e testou positivo pelo Instituto Adolfo Lutz, acabou falecendo na última semana. Já outro idoso, de 86 anos, faleceu no sábado (13) com suspeita de Covid-19. O paciente possuía comorbidades e fazia parte do grupo de risco. Foi coletado material e aguarda resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz. No final da tarde desta terça(16), a prefeitura informou que o resultado foi negativo para coronavírus.
Com o intuito de minimizar possíveis agravos à saúde dos idosos das Instituições de Longa Permanência de de Caraguatatuba, a Vigilância Sanitária têm realizado, desde a constatação do primeiro caso suspeito da Covid-19 no município, medidas orientativas com o objetivo de resguardar os idosos na prevenção e no contágio da propagação da doença.
Foram realizadas inspeções para orientações nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s) no dia 21 de março para entrega de comunicado e solicitação de protocolo com as providências que seriam adotadas pelas mesmas para evitar a disseminação do vírus.
Em abril, também foi encaminhada a Nota Técnica nº 05/2020 da Anvisa com orientações para prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus.
Entre os dias 29 de maio e 5 de junho foram realizados testes rápidos para Covid-19 em todas as ILPI’s (sete instituições, entre públicas e particulares).
Foram realizados 339 testes, sendo 153 para os profissionais e 186 para os idosos. Ao todo, 24 testes foram positivados, sendo 14 idosos e 10 profissionais.
Duas instituições particulares apresentaram um número maior de testes positivos (idosos ou profissionais). Os profissionais positivados foram afastados de suas funções e os idosos mantidos em isolamento.
Os idosos que apresentaram um quadro mais severo foram encaminhados para a Casa de Saúde Stella Maris ou para a UPA Covid-19.
“Do início da pandemia até o momento estamos mantendo um contato direto com as instituições, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente solicitando que sejam informados casos suspeitos ou confirmados de contaminação pela Covid-19, tanto de idosos ou colaboradores para acompanhamento. Continuamos acompanhando as duas instituições, bem como as demais ILPI’s tanto com relação aos idosos internados, como os idosos e colaboradores que testaram positivo para a Covid-19”, explica a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo. Todas as ações feitas pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba nas instituições são informadas ao Ministério Público.