O Litoral Norte registra nesta terça-feira(23) 1078 casos e 42 mortes por covid-19. Apesar do trabalho feito pelas prefeituras, os números da covid não param de crescer na região.
A cidade de São Sebastião registra o maior número de caso, 463; Caraguatatuba, tem 347; Ilhabela, 163; e, Ubatuba, 118 casos.
Caraguatatuba registra o maior número de mortes, 25 e existem outros sete óbitos ainda em investigação.
Segundo a prefeitura de São Sebastião, são 466 casos confirmados e oito mortes pela covid. Atualmente, cinco pessoas estão internadas no hospital e outras 93 cumprem isolamento domiciliar. Um total de 356 pessoas já se recuperou da doença, segundo a prefeitura. Lideram os registros de covid os bairros Topolândia e Itatinga, com 32 casos cada um, Enseada, com 31 e Boiçucanga, com 30 casos.
Segundo a prefeitura de Caraguatatuba, a cidade tem 347 caso confirmados e 25 mortes pela covid. Outros 103 casos e sete mortes ainda estão sendo investigadas. Nesta terça-feira, 21 pessoas estão internadas na UTI e outras 31 alojadas em enfermarias. Um total de 218 pessoas já se recuperaram da doença. Em Caraguatatuba, os bairros com maior número de casos são: Indaiá(31), Palmeiras, travessão, barranco Alto e Perequê-Mirim(16) Porto Novo e Gaivotas(14), Massaguaçu(13), Martim de Sá(12) e Centro(10).
Ilhabela com 34 mil habitantes superou Ubatuba que tem 90 mil habitantes com 147 casos e duas mortes pela doença. A ilha tem ainda 79 casos em investigação. Ubatuba registra 118 casos e sete mortes. Segundo a prefeitura existem 27 casos em investigação. Os bairros com maior numero de casos são Centro(16),Itaguá(13) e Ipiranguinha(8).
Testes
São Sebastião é cidade que mais testes aplicou, cerca de 8.600; Caraguatatuba, testou 2.500 moradores; e, Ilhabela e Ubatuba, cerca de 1.500 teste foram realizados por cada uma das prefeituras.
O Litoral Norte tem cerca 360 mil habitantes, ou seja, menos de 4% da população teve acesso aos testes feitos pelas prefeitura, que somados chegam a 14 mil efetuados até o momento.
A cidade de São Sebastião é a que mais testou a sua população, hoje, de cerca de 87 mil habitantes. Cerca de 10% dela já foi testada contra a covid-19. A prefeitura tem aplicado testes por segmentos, funcionários públicos municipais, forças de segurança, serviços terceirizados de limpeza e coleta do lixo, ambulantes, bancários e taxistas.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, tem feito os testes em pacientes com sintomas da Covid-19 ou àqueles pertencentes aos grupos de risco.
Em Caraguatatuba, os testes foram aplicados em pacientes com sintomas mais graves, população que apresente sintomas e esteja no grupo de risco (profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transporte público, idosos acima de 60 anos) e demais comorbidades que serão avaliadas no atendimento médico. As prefeituras de Ubatuba e Ilhabela seguem a mesma regra.