A Prefeitura de Caraguatatuba informou que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as obras da unidade de Quimioterapia/Radioterapia, anexa ao Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, seguem dentro do cronograma. A previsão é que ela seja concluída até o início de 2021. O investimento é de R$ 13 milhões.
Esta é uma antiga reivindicação do prefeito Aguilar Junior que entende ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para distâncias longas. “É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito
Aguilar Junior.
Segundo ele, a referência é o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Porém, há casos de tratamentos que são feitos em cidades distantes 800 km.
De acordo com a Prefeitura, atualmente, 62 pacientes de Caraguatatuba são encaminhados para outros municípios como Jacareí, Taubaté, Campinas, Guaratinguetá, Barretos e São Paulo para tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia. São 51 que fazem quimioterapia e outros 11 que precisam de radioterapia.
Ainda conforme a prefeitura há 52 pacientes que usam o transporte, diariamente, para fazer quimioterapia, radioterapia e mesmo exames em outras cidades. Este número está reduzido em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Durante uma visita técnica realizada no local no ano passado, o médico da Secretaria Estadual da Saúde, Nelson Yatsuda, resaltou que o início do atendimento no local fará toda a diferença para a região.
“A partir do funcionamento efetivo do hospital, moradores do Litoral Norte terão menos desgaste no seu deslocamento. Em especial, pacientes oncológicos que terão aqui serviços de quimioterapia e cirurgias”.
As cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião) fazem parte da Sub-Região 5 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (RMVale) e contam hoje com uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo que na temporada este número triplica, podendo chegar a mais de 8 milhões.