Caraguatatuba Cidades

Covid: Estado destina dez respiradores para Caraguatatuba

Tamoios News

Equipamentos permitem a ampliação de leitos de UTI em hospitais localizados em 45 cidades, reforçando atendimento a casos graves de COVID-19

O Governo de São Paulo distribui, nesta semana, mais 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo, permitindo a abertura de novos leitos de UTI e, assim, garantindo atendimento a casos graves provocados pelo novo coronavírus.

“O total de respiradores colocados nos municípios no estado de São Paulo já supera os 2.500, o que possibilitou mais do que dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos de UTI”, afirmou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional.

Para o Vale do Paraíba serão 50 respiradores, no total. O Hospital de Campanha de Caraguatatuba receberá dez unidades. As Santas Casas de Cruzeiro e de Lorena receberão dez unidades cada, e também contarão com o reforço as Santas Casas de Aparecida (7), Guaratinguetá (6) e o Hospital Frei Galvão, também em Guaratinguetá.

“O estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial”, afirmou o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.

Segundo o Estado, a distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

O Estado informou ainda que para enfrentamento à pandemia, o Governo de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 mil leitos do tipo. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca expansão.