O Hospital Regional de Caraguatatuba começou a receber pacientes graves da região do Vale do Paraíba, onde os hospitais do estado estão sobrecarregados no atendimento da Covid-19.
Um paciente de Taubaté deu entrada ontem no HR de Caraguatatuba. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a região do Vale do Paraíba conta com serviços SUS aptos a atender casos de COVID-19. Conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a indicação é que os pacientes procurem serviços da atenção primária, como as UBSs, pois são a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os casos mais graves, que requerem internação, podem ser encaminhados para hospitais de referência, como o Hospital Regional do Litoral Norte, aberto antecipadamente pelo Governo do Estado para atuar como referência de atendimento exclusivo à COVID-19. A unidade está localizado em Caraguatatuba e pode receber casos de municípios do Vale do Paraíba, com suporte da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). No HR são 30 leitos reservados para coronavírus, sendo 20 de UTI e dez de enfermaria. Há 30 leitos reservados para coronavírus, sendo 20 de UTI e dez de enfermaria. Hoje, sexta-feira(17), a ocupação é de 60% na enfermaria e 65% na UTI.
Covid
A região do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte registra mais de 11 mil casos do novo coronavírus e 399 mortes. No Litoral Norte, são 2065 casos e 77 mortes pelo Covid-19.
As cidades com maior números de casos são São José dos Campos(4.457), Taubaté(1.053), Jacareí(915), São Sebastião( 735), Caraguatatuba( 581) e Ilhabela(447).
Os municípios com maior número de mortes são: São José dos Campos tem 137 mortes, Jacareí(49), Caraguatatuba(43) e Taubaté(35).