Em uma live nas redes sociais nesta quinta-feira (27), o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar Júnior (MDB) anunciou que desde terça-feira vem apresentando sintomas da Covid-19, como febre, dores de garganta e dores de cabeça.
Ele disse que esteve em uma UPA na manhã de ontem, onde coletou o swab (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos), que foi enviado para análise. Além disso, ele contou que fez um teste rápido. “Provavelmente eu esteja na janela imunológica, mas todos os sintomas são de que eu tenha contraído a covid-19. Amanhã eu vou fazer exame novamente e imagino que até o começo da próxima semana saia o RT-PCR”, afirmou o prefeito.
Aguilar Júnior afirmou que assim que souber o resultado dos exames fará o anúncio. Enquanto isso, vai fazer a quarentena em sua residência, de onde continuará trabalhando fazendo despachos e participando de reuniões online.
O prefeito reforçou que a população deve continuar utilizando máscara, evitando aglomerações e lavando as mãos. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem ter cuidado redobrado. Ele orienta que, caso apresente sintomas da covid-19, o cidadão deve procurar a UPA Central.
O prefeito também comentou sobre uma pesquisa feita com pais e responsáveis de alunos, servidores e funcionários da educação, que teve o objetivo de saber a opinião sobre o retorno das aulas presenciais da rede municipal de educação de Caraguatatuba. A pesquisa apontou que 88% das pessoas opinaram por não retornarem às aulas presenciais esse ano. Assim, as aulas da rede municipal continuam acontecendo de forma remota.
Em Caraguatatuba, segundo boletim desta quinta-feira (27), já foram confirmados 1.471 casos de moradores e 235 casos de pessoas de outros municípios. Foram confirmados 68 óbitos de moradores e 3 óbitos de não residentes. Outros 424 exames aguardam resultado. Há 1 óbito suspeito. Foram feitas 10.520 notificações de síndrome gripal. Em relação às pessoas internadas, a taxa de ocupação das UTIs está em 53% e das enfermarias está em 35%. No município, 1.318 pessoas já se recuperaram da doença.
*Texto: Renata Takahashi / Tamoios News