Cidades Ubatuba

Campanha “Costão Vivo” busca ordenar turismo na região da Fortaleza em Ubatuba

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

A AMFORT-Associação dos Moradores da Praia da Fortaleza está promovendo em parceria com empresas e profissionais de turismo, de forma voluntária e planejada uma campanha denominada “Costão Vivo” que almeja ordenar e monitorar de forma responsável, democrática e colaborativa o turismo na região da Fortaleza, que fica na Costa Sul de Ubatuba.

A campanha que é aberta a participação de qualquer pessoa simpática a causa, irá promover neste feriado de 12 de outubro uma ação de monitoramento do atrativo conhecido pelos turistas como “piscina natural”, realizando com auxílio de monitores abordagens com a intenção de orientar o turista sobre a conduta adequada durante sua visita.

Também será realizada pela equipe de monitores uma coleta de dados com a intenção de identificar o perfil do visitante e o volume de pessoas que passam pelo atrativo.

A ideia é que esses dados contribuam para a estruturação de um plano de manejo do atrativo, organizando as visitas de forma que se preserve a fauna e flora marinha.

O saldo do feriado de 7 de setembro foi extremamente negativo, a AMFORT registrou diversos problemas gerados pelo grande fluxo desordenado de visitantes, impactos negativos como lixo exposto nas praias e ruas, uso incorreto das vias públicas por veículos e conduta inadequada dos turistas em visita aos atrativos como a piscina natural foram observados.

Para esse feriado a entidade expediu ofícios a diversos órgãos da prefeitura e a Marinha solicitando apoio na fiscalização tanto na praia quanto no mar, que devido ao grande volume de embarcações provocou riscos a segurança dos banhistas.

Após o feriado a AMFORT seguirá com a campanha Costão Vivo e se preparando para que a temporada de verão seja organizada e segura, beneficiando moradores, comerciantes e turistas.

Se planeja visitar a região lembre-se de respeitar os moradores, cuidar do seu lixo, respeitar a legislação e em especial aos decretos municipais e estadual referente ao COVID-19, faça uso de máscaras e evite aglomerações.

*Informações da AMFORT