Na última quinta-feira (22), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) divulgou o boletim de balneabilidade das praias paulistas. Segundo a publicação, dos 26 pontos monitorados nas quatro cidades do litoral norte, oito foram classificados como impróprios.
Ubatuba é o município do litoral norte com mais pontos monitorados atualmente. Dos 12 pontos monitorados, quatro foram classificados como impróprios: o Rio Itamambuca as praias do Perequê-Açú, Itaguá e Perequê-Mirim.
Caraguatatuba tem oito pontos monitorados e dois foram classificados como impróprios nesse boletim mais recente: as praias Martim de Sá e Indaiá.
São Sebastião tem três pontos sendo monitorados atualmente: Cigarras, Porto Grande e Barequeçaba. Essa última foi a única praia do município classificada como imprópria no boletim do dia 22.
Ilhabela também está com apenas três pontos de monitoramento. A praia da Siriúba foi classificada como imprópria.

BOLETIM DE BALNEABILIDADE DAS PRAIAS PAULISTAS 22/10/2020 CETESB
O programa de balneabilidade da CETESB havia sido paralisado em março por causa da pandemia do novo coronavírus. Em razão da reabertura de algumas atividades no litoral, a CETESB retomou o monitoramento da qualidade das praias litorâneas no final de setembro.
De acordo com a CETESB, inicialmente foram selecionadas praias com alta frequência de banhistas nos municípios em que a prática de esporte aquático e o banho de mar já estão liberados.
*Texto: Renata Takahashi / Tamoios News