Cidades Ubatuba

Escola de Ubatuba realiza mostra cultural 100% digital

Tamoios News
Arte do aluno Gabriel Medina Ligabue de Oliveira.

A Cooperativa Educacional de Ubatuba iniciou nessa semana sua 21ª Mostra Cultural. Diante da necessidade de manter o distanciamento social, a escola migrou o evento anual, que é um marco importante do calendário escolar, para as redes sociais.

Os painéis cuidadosamente montados todos os anos, deram espaço a uma curadoria 100% digital da produção dos alunos ao longo de 2020. “O ensino da Arte é um dos pilares da formação de nossos alunos, pois contribui para desenvolver a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas” explica Ligia Rezende Schmitt, diretora da Cooperativa. “Essas habilidades são fundamentais para estimular a capacidade reflexiva e a formação de uma consciência crítica, que vai muito além da auto-expressão e da criatividade”, completa.

As obras que serão apresentadas no Facebook, no Instagram e no site da Cooperativa abrangem as mais variadas técnicas e materiais, como pintura, desenho, fotografia, música, dança e teatro. “Embora o uso da tecnologia, de recursos audiovisuais e edição de imagens já estivesse presente nas Mostras de anos anteriores, a pandemia intensificou a apropriação desses recursos pelos alunos”, comenta Francisco Menezes, professor de Artes da escola.

A 21ª Mostra Cultural da Cooperativa vai até dia 20 de novembro com novas publicações de segunda a sexta-feira. Para acompanhar, siga @cooeduba_ no Instagram e Cooeduba no Facebook.