O Hospital Regional do Litoral Norte já realizou mais de 27 mil exames especializados, sendo 26 mil deles para pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. O número representa cerca de 96% do total de diagnósticos realizados desde o início de funcionamento do hospital, em 30 de março, até o dia 30 de novembro.
O balanço total inclui exames de média e alta complexidade oferecidos pelo setor de Apoio Diagnóstico Terapêutica (SADT) para pacientes da região, como raios-x, tomografias, mamografias e ressonâncias, além de análises laboratoriais.
“Estamos recebendo pacientes que estavam aguardando o exame em filas de espera e realizando exames de alta qualidade e com aparelhos modernos e de última geração. Com isso, as pessoas da região não precisam mais enfrentar longas viagens para São João dos Campos ou Taubaté e podem ser atendidas em um hospital de altíssima qualidade como é o caso desta unidade”, explica o técnico de Radiologia do Hospital Regional do Litoral Norte, Reinaldo da Silva.
O diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino, ressalta que com a ativação do SADT, em setembro, foi possível ampliar o atendimento para os cidadãos da região, já que antes o hospital era exclusivo para atendimento de pacientes com COVID-19. “Contamos com equipamentos de ponta, como um tomógrafo que possui mais de 128 canais, ou seja, mais rápido e com melhor definição, e também uma máquina de ressonância magnética 1.5 T, que cria imagens fundamentais para um diagnóstico rápido e com mais conforto ao paciente. Com essas tecnologias e a dedicação das nossas equipes, com certeza ajudamos na saúde e bem-estar da população caiçara”, explica.
Atualmente, o setor de SADT do Hospital oferece ecocardiograma transtorácico por estresse e transesofágico, endoscopia (digestiva alta), holter, mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), ressonância, tomografia e ultrassonografia para toda a região.
Os agendamentos devem ser realizados pelos municípios via sistema CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo).
Aberto em março deste ano para dar retaguarda para as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela durante a pandemia, o Hospital Regional do Litoral Norte contabiliza hoje 321 pacientes já atendidos na sua UTI e Internação com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19. Exclusivamente para ara esta finalidade, conta com 20 leitos de UTI e 10 de enfermaria exclusivos para esta doença. Além disso, toda a estrutura hospitalar (salas de centro cirúrgico – seis de alta complexidade e três de Hospital-Dia, laboratório e SADT, também utilizada pela equipe clínica para oferecer o atendimento necessário aos pacientes com coronavírus.
Amigo do Meio Ambiente
O Hospital Regional do Litoral Norte recebeu na segunda-feira (7) o prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA), pelo projeto de operação e manutenção do sistema de aproveitamento de água de chuva, por meio do qual foi possível reduzir quase pela metade o consumo na unidade e gerar uma economia acumulada de cerca de 813 mil litros de água.
“A concepção hidráulica do nosso prédio já foi pensada para aproveitar a precipitação alta de chuva aqui na região, com uma média mensal de 200mm. Em junho deste ano, conseguimos colocar esse projeto de reaproveitamento de água da chuva para funcionar 100%, e logo comemoramos os resultados. Já registramos uma redução de 49% no consumo de água. Nosso sistema consiste em captação de água de chuva através das sarjetas, dos terraços e coberturas, e no armazenamento em 6 tanques subterrâneos. Essa água é bombeada para uma central de tratamento e de lá é enviada para os reservatórios de reuso, sendo utilizada nas bacias sanitárias e também na nossa reserva de incêndio, ou seja, nos hidrantes”, explicou a engenheira civil e coordenadora da Manutenção do HRLN, Bianca Chagas, que ainda lembrou que o sistema de reaproveitamento da chuva é todo automatizado.
O prêmio é realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o projeto Hospitais Saudáveis, e tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil. Criado em 2008, o prêmio já está na sua 13ª edição e contabiliza mais de 1000 projetos avaliados.
No ano de 2020, 84 projetos de 11 Estados foram inscritos na premiação, abordando os temas: resíduos, energia, clima, compras, lideranças, alimentos e água. Entre os 84 inscritos, 15 foram premiados, entre eles o projeto desenvolvido e executado pelo Hospital Regional do Litoral Norte, sediado em Caraguatatuba.
*Fonte: Governo do Estado de SP