
Equipe da UBS da Água Branca e participantes do grupo
“Setembro Amarelo” é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.
Caps Ilhabela
Durante todo o mês de setembro, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Ilhabela, Ana Paula Jesus Santos e Sérgio Moura, participaram do grupo “Hiperdia” (Hipertensos e Diabéticos) para realizar minipalestras e orientações sobre a prevenção ao suicídio.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o número de tentativas de suicídio no município de Ilhabela chegou a 16, até o mês de junho deste ano.
Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais.
É difícil explicar porque algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras em situação similar ou pior não o fazem. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI