Cultura São Sebastião

A história do casarão “Casa Brasileira” através do teatro

Tamoios News

Casa Brasileira: arte e história

Foi iniciado nesta segunda(3), na Casa Brasileira, o curso Teatro, Narrativa e Expressão da Memória Caiçara, um trabalho que será desenvolvido por professores especialistas do Instituto Mpumalanga, e é dirigido a educadores, estudantes, profissionais das artes e a interessados na linguagem do Teatro Documentário e da Dança Teatro.

Desde que foram reabertas as portas do Casarão da rua da Praia, no centro de São Sebastião, o Instituto Mpumalanga sentiu o potencial do lugar, com a sua história e seu registro arquitetônico, que compõe o mosaico identitário do país.

O instituto ouviu histórias trazidas pelas pessoas que visitam a Casa e seus repertórios de vida, relatos das gerações passadas. Para o instituto, trata-se de um documento de pesquisa imenso sobre a história de São Sebastião.

E, agora, por meio do teatro, i instituto pretende reconstituir uma parte dessa história. Lembranças e diálogos capazes de rememorar os tempos antigos por meio dos jogos teatrais.

Segundo Adriana Saldanha, jornalista, documentarista e diretora do Instituto Mpumalanga, “uma viagem no tempo que traduz a contemporaneidade da Casa Brasileira e da vida das pessoas que aqui vivem”.
.

Serviço:
Curso – Teatro, Narrativa e Expressão da Memória Caiçara
Data – de 03/09/2018 a 26/11/2018
Toda segunda-feira | das 19h às 22h
Local – Casa Brasileira – Av.Dr. Altino Arantes, 80 | Centro | São Sebastião-SP |
Fone: (11) 998388794
Realização: Instituto Mpumalanga

O curso terá início dia 03/09/2018 e vai até o dia 26/11/2018, todas as segundas-feiras, das 19h às 22h, e propõe a união das linguagens do Teatro Documentário e da Dança Teatro para a construção de uma dramaturgia colaborativa com base nas referências históricas do antigo casarão Praia Hotel de São Sebastião, que hoje
abriga a Casa Brasileira. Será ministrado por Anton Zacharkow, formado pela Escola de Arte Dramática da USP, com estudos de teatro em Bertolt Brecht, MÜNCHEN GE; Rita Lagrota, professora formadora e intérprete em dança pela UFBA, com especialização em arte pela Universidade do Estado da Bahia, e Josafá Filho, ator pela ELT-Escola Livre de Teatro, bailarino e diretor teatral.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.