Informe Publicitário

A paisagem caiçara na escrita de Janaina de Figueiredo

Tamoios News
Capa do Livro Seu Tainha, ilustração Bruna Lubambo e texto Janaina de Figueiredo

Janaina de Figueiredo, nascida no litoral norte paulista, tem se dedicado a escrever sobre as paisagens e culturas de sua região. No próximo dia 06 de agosto, no Rio de Janeiro, a escritora lançará o seu novo livro infantil, Seu Tainha, publicado pela Editora Tigrito.

O livro traz um narrador bem inusitado, um velho barco caiçara. Segundo a autora, “sempre olhei os barcos, quando criança, por uma janela. Eu escutava todas as manhãs: Tutututututu … O barco caiçara ia e voltava, se perdia no horizonte. No fundo, sonhava em ser um pouco barco. Seu Tainha foi um encontro com minha memória, meu passado”.

Seu Tainha nos fala sobre o tempo, um tema universal emoldurado por uma paisagem caiçara. As imagens foram criadas pela ilustradora Bruna Lubambo que deu destaque a essa moldura. Nas palavras de Janaina de Figueiredo: “A cultura caiçara faz parte do patrimônio histórico e cultural do Brasil. Ainda há pouco destaque desse universo na literatura.”

Um dos fios do livro trata-se da relação de amizade entre o barco velho caiçara e o menino. Essa relação é mediada por uma janela. A autora explica que a janela é uma metáfora para pensarmos sobre a perspectiva ou o ponto de vista de quem olha.

“Um texto literário tem sempre muitas camadas e a janela foi uma dessas camadas. Na edição, colocamos a janela vazada (ou seja, com uma faca especial) para o leitor/a experimentar esse jogo de perspectiva”, ressalta Figueiredo.

Depois de lançar no Rio de Janeiro, a autora fará uma lançamento na Ilhabela, São Sebastião e Paraty.

Seu Tainha, com certeza, terá uma trajetória bonita, difundindo com delicadeza a cultura do litoral.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Janaina de Figueiredo