Caraguatatuba Cidades

A Páscoa “virtual” da família Avelar

Tamoios News
Família Avelar reunida para comemorar a Páscoa com dona Ceci

Por Salim Burihan

A família Avelar, de Caraguatatuba, usou o aplicativo Zoom para comemorar a Páscoa, através de uma reunião virtual. Foi uma experiência bastante interessante que deverá ser repetida todos os domingos, enquanto durar a pandemia de coronavírus.

A família sempre foi muito unida. Os Avelar nunca deixaram de se reunir em datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Páscoa e no aniversário de dona Ceci, a matriarca, hoje com 93 anos.

O coronavírus não impediu que essa tradição familiar fosse interrompida, mesmo durante a pandemia. E, isso só foi possível, graças à tecnologia virtual.

Através do aplicativo e da videoconferência online, todos os oito filhos se reuniram às 15 horas, deste domingo(12), para comemorar a Páscoa e também, o aniversário da advogada Ana Emília, neta de dona Ceci, que tem 24 netos e seis bisnetos.

Só mesmo a tecnologia poderia possibilitar essa comemoração. O engenheiro Carlos, reunido com a esposa Katia e filha Jéssica, estava na cidade do Porto, em Portugal; o engenheiro Fernando, em Umuruama, no Paraná; Fátima, em Santa Branca(SP);  Beto, em São José dos Campos(SP), o oceanógrafo Júlio César, em Angra dos Reis(RJ), Rosa; em Ubatuba; e os irmãos Cláudia  e João Eugênio, em Caraguatatuba.

O centro da vídeo conferência ou sala de reunião foi dona Ceci, que tem ficado isolada desde o início de março, aos cuidados de uma cuidadora, por estar no grupo de risco do coronavírus.

Dona Ceci, de 93 anos, comemorou a Páscoa “virtualmente” com filhos, genros, noras, netos e bisnetos.

Em sua casa, na rua Teotino Tibiriça Pimenta, no centro de  Caraguá, dona Ceci pode rever e conversar com seus oito filhos durante duas horas. Ela  também conversou com os netos Giovana, Lucas, Matheus, André,  Aninha e Camila, genros e noras.  .

Foram duas horas importantíssimas para dona Ceci e seus oito filhos. Puderam matar a saudade de Carlos que está há um ano em Portugal e aguarda a liberação do governo português para poder retornar com a família para o Brasil; Júlio Cesar contou sua preocupação com a esposa Nadine, com suspeita de coronavírus, em Angra; Beto pôde mostrar para todos os irmãos e dona Ceci, sua pequena Isabella, recém nascida, em São José dos Campos; Rosa, em Ubatuba, não conseguiu conter a emoção em poder rever os irmãos.

“Foi emocionante, poder reunir e rever toda a família, mesmo durante a pandemia. Fizemos isso para alegrar minha mãe e, é claro, comemorar o domingo de páscoa com ela. Foi muito bom rever todos os meus irmãos e saber que todos estão bem”, disse Cláudia.

A ideia de reunir todos os irmãos em torno da mãe no domingo de páscoa foi do “coach” Beto Avelar, que vive em São José dos Campos e sempre usa a videoconferência em suas reuniões e encontros virtuais.

“Reunir toda a família, através do aplicativo, foi muito legal. Combinamos de fazer isso todos os domingos, enquanto durar essa pandemia. Temos que nos manter unidos e juntos e, principalmente, fortalecer minha mãe, dona Ceci”, disse Beto.

Apesar dos 93 anos e da falta de mobilidade, dona Ceci se adaptou bem a reunião famíliar virtual. Procurou atender todos os filhos, que se revezavam para falar com ela, e, cobrava a presença daqueles que se ausentavam durante a vídeoconferência. “Foi muito legal”, comentou ela.

A família “Avelar” não deixou a Páscoa passar em branco. No final da videoconferência teve o tradicional “Parabéns” para Ana Emília, que completou 29 anos neste domingo. .