O Movimento Bandeira Verde já conseguiu 6 mil assinaturas no documento, que será encaminhado ao prefeito Márcio Tenório, à Câmara Municipal e ao Ministério Público local, cobrando providências imediatas para a ampliação do saneamento básico na ilha e, com isso, reduzir a poluição nas praias da cidade.
O Movimento, que faz uma referência a bandeira Verde, da Cetesb, que significa praia própria para banho, foi criado pela sociedade civil para cobrar agilidade nas obras de esgoto na ilha, cujas praias estão constantemente sendo classificadas como impróprias para banho devido a poluição.
No sábado, na manifestação promovida na praia de Itaquanduba, moradores e veranistas protestaram contra a poluição nas 19 praias monitoradas pela Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), conforme boletim de balneabilidade divulgado na última quarta(3).
Os manifestantes instalaram privadas na areia da praia, simulando que devido à falta de saneamento, o esgoto das residências está sendo lançado nas praias. Cerca de 150 assinaturas foram obtidas durante o protesto.
Os organizadores também se mostraram preocupado com a construção da ETE na Praia do Itaquanduba, pois foram informados de que o processo estaria adiantado, mas que um proprietário não aceita a construção da estação na área.
Segundo os organizadores, caso a prefeitura opte em construir a estação em outra área, o processo será reiniciado e a obra deverá demorar muito para ser iniciada e concluída, além de custar mais.
Salvem a Ilha