Atendimentos de saúde e cuidados estéticos foram alguns dos serviços prestados voluntariamente aos moradores
A população da pequena comunidade rural Poço das Antas, em Caraguatatuba, recebeu uma ação social no último fim de semana, com a oferta de diversos serviços. Exames médicos e odontológicos, assim como cuidados estéticos, estiveram entre os atendimentos realizados.
A iniciativa aconteceu com a participação de várias instituições, incluindo o Poder Público, como as secretarias de Saúde e Educação, a Polícia Militar de Caraguatatuba, o Centro Universitário Módulo e a Faculdade São Sebastião, além do Rotary de Caraguatatuba e Rotaract.
Para o policial militar João Silva de Paula, que atua no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) participou das atividades e considerou bastante positiva. Segundo ele, foi um meio de levar alguns serviços que puderam amenizar as dificuldades da comunidade local, que está em meio a um lugar muito bonito, mas com muita carência. “A união é o maior poder do ser humano. Quando se une para fazer o bem em prol e alguém, a coisa acontece”, comentou.
O dentista Dalmo Luiz Correa, foi outro voluntário e disse que a situação no bairro é bastante precária. Ele atendeu 15 pacientes, dos quais 14 precisaram ser encaminhados ao consultório para darem continuidade no tratamento. “Eles não têm acesso ao atendimento aqui. No serviço público é demorado e por isso acabam desistindo. Precisa ter mais ações, com mais frequência”, completou.
A orientadora de estágio do Centro Universitário Módulo, Érika Regiane de Freitas, fez um balanço das atividades da sua área de atuação. Conforme ela, foram realizados 33 atendimentos, duas visitas domiciliares, cinco coletas de exames preventivos, oito pedidos de mamografia, além de cinco encaminhamentos de pacientes para a rede pública de saúde.
“Eles se sentiram importantes por termos vindo aqui e prestado atenção neles. Precisam interação. Única divertimento nessa comunidade é o bar para os adultos. Crianças e idosos não tem o que fazer. A saúde está precária, precisando de mais assistência”, afirmou.
Pedro Batista Freitas, que mora na comunidade, gostou do que foi oferecido. Ele cortou o cabelo, passou por consulta médica e odontológica. “Foi bom demais. Só agradeço pela equipe toda”.
Além da necessidade de alguns serviços públicos, o morador reclamou das más condições da estrada e da falta de transporte público no local. O bairro fica muito distante da região central de Caraguatatuba e, como muitos moradores não possuem outra forma de locomoção, sem o transporte coletivo ficam isolados na comunidade.
Como faço para participar da ubs ou na saúde do pessoal do poço das antas, gostaria muito de ajudar de alguma forma. Sou auxiliar de enfermagem e terminando o técnico de enfermagem, cuidadora