Com objetivo de sensibilizar a toda sociedade sobre a importância da conservação, e manter os ambientes marinhos e costeiros limpos e equilibrados, a Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC), organizou a ação socioambiental “Farol do Lixo. Um Farol de Soluções para um Oceano Sustentável”.
Cerca de cem voluntários socioambientais divididos em grupos, realizaram a retirada de resíduos na praia da Cocanha, parte da Massaguaçu, mangue do rio Cocanha, região costeira, Ilhas da Cocanha e Tamanduá.
Segundo o coordenador da ação Eduardo Gigliotti o evento foi muito importante pelo envolvimento da comunidade e o protagonista de seus associados, “todos participaram se envolveram, tocaram o tema sensível a conscientização sobre o lixo na praia, especialmente no mar, ambientes costeiros e todos ficaram satisfeitos com a reunião do grupo, trazendo assim a valorização, e o protagonismo para própria comunidade o Turismos de Base Comunitária” Pontua Gigliotti.
Protagonismo Caiçara
Partindo da comunidade tradicional caiçara da praia da Cocanha a iniciativa de proteger seu território, das causas da poluição provocada pela falta de conscientização da população, e dos órgão competentes em agir na prevenção dos fatores que levam a poluição. A MAPEC quis de forma organizada e com a participação de todos, transmitir esse alerta para sociedade, por meio de boas práticas.
Assumindo a responsabilidade de cada um zelar pelo seu território “nós somos os primeiros atingidos pela poluição em nossas praias, costeiras, mangues e oceano, pois dependemos do ambiente equilibrado e limpo para tirar o sustento do mar e manter nossas tradições” enfatiza José Luiz Alves presidente da MAPEC, “além disso queremos ter um turismo cada vez mais educativo e sustentável, para que todos possam aproveitar da melhor forma as belezas de nossa região”, finaliza Alves
Resíduos recolhidos
Foram recolhidos diversos tipos de resíduos, desde micro lixos, bitucas de cigarro, plásticos de diversas formas, embalagens, colchões, carrinho de mão, pneus, mesas plásticas, vidros, entre outros, isso em duas horas de trabalho dos cerca de cem voluntários socioambientais que participaram da ação, segundo a organização cerca de 500 quilos de resíduos foram recolhidos e serão destinados ao centro de reciclagem municipal.
Fonte: Mapec