A ACEC(Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba) está realizando uma pesquisa online para saber os impactos da Covid-19 junto ao comércio local. .
Segundo a ACEC, a pesquisa foi lançada, devido a preocupação com os efeitos que essa recessão econômica pode causar, como desempregos em massa, desabastecimento e caos social, e acreditando que a melhor saída é buscar o equilíbrio entre as medidas de isolamento social e manutenção das atividades comerciais, sem colocar em risco a situação atual do sistema de saúde local.
A pesquisa conta com 20 perguntas destinadas aos comércios essenciais e não essenciais e é aberta à todos os comerciantes da cidade, inclusive aos não associados da entidade.
Os comerciantes e empresários poderão responder a pesquisa até o dia 25. O resultado será avaliado pela diretoria da entidade e servirá para definir o plano de retomadas das atividades juntamente com a prefeitura.
Balanço
Um levantamento feito pela entidade junto a 23 escritórios de contabilidade da cidade apurou que menos de dez empresas fecharam suas portas devido a crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus.
O levantamento teria demonstrado ainda, que o número de funcionários demitidos pelo comércio teria sido pequeno, uma vez que a maioria optou em suspender os contratos ou reduzir a jornada de trabalho durante a pandemia.
A entidade, que tem cerca de 1.200 associados, informou que apenas um deles teria comunicado oficialmente que fechou as portas devido a pandemia. Trata-se de uma sorveteria.
A própria ACEC teria suspendeu, temporariamente, o contrato de 80% de seus funcionários durante a pandemia. Atualmente, apenas quatro deles permanecem trabalhando na sede da associação.