Cidades São Sebastião

Ações de prevenção às ISTs serão intensificadas durante o Carnaval 2026 em São Sebastião

Tamoios News
Imagem/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Centro Municipal de Infectologia (Cemin), vai realizar ações especiais durante o Carnaval 2026 com foco na prevenção e conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Relações sexuais ocasionais podem aumentar o risco de transmissão de infecções como sífilis, gonorreia, hepatites virais e HIV.

De acordo com o Cemin, durante os dias de folia, as ações de saúde abrangem a distribuição de camisinhas, que é um dos meios mais eficazes de prevenir ISTs e a gravidez não planejada, além de garantir acesso fácil e gratuito à prevenção.

Além disso, a equipe do Cemin também fará a distribuição de autotestes de HIV, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e em farmácias desde 2018, o que pode facilitar o início rápido do tratamento, quando necessário. “As ações realizadas durante o Carnaval não incentivam comportamentos de risco, mas promovem prevenção, cuidado e saúde pública”, completou Elaine Neves.

Nos dias de folia, também serão realizadas ações de educação sexual pelo Centro Municipal de Infectologia, com foco na orientação sobre sexo seguro e na prevenção combinada, estratégia de saúde que associa métodos biomédicos e comportamentais para prevenir novas infecções. Ou seja, a prevenção combinada vai além do uso da camisinha, incluindo também o uso de medicamentos de profilaxia pré e pós-exposição, entre outras medidas, como a testagem regular.

O Cemin de São Sebastião realiza essas ações ao longo dos anos, que têm uma função de saúde pública bem clara e estratégica. O Carnaval é um período de grande aglomeração, que pode aumentar o número de relações sexuais ocasionais”, disse a coordenadora do Centro Municipal de Infectologia, Elaine Neves.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, afirmou que essas ações durante o período de Carnaval são importantes, pois ampliam o acesso à informação e aos serviços de saúde. “Também protegem a população e reduzem a disseminação das Infecções Sexualmente Transmissíveis.”

Fonte: Prefeitura Municipal e São Sebastião