Eventos e shows

38º Salão de Artes de Plásticas “Waldemar Belisário” em Ilhabela

Tamoios News
Silas Azocar/PMI

Silas Azocar/PMI

Já estão definidos os nomes que serão premiados nesta sexta-feira (28), na sede da Secretaria de Cultura, na Vila, pelo 38º Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário”. Os vencedores foram definidos no último fim de semana (22 e 23) pelo júri técnico, formado por nomes de peso da arte contemporânea brasileira, como Katia Canton, curadora do MAC e Paulo Klein, crítico e curador.

A cerimônia de premiação e o coquetel de abertura serão nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, quando serão revelados os ganhadores do salão, nas categorias pintura, escultura, fotografia, desenho, instalação, gravura e técnica mista. Os prêmios chegam a R$ 1,5 mil por categoria e o troféu Waldemar Belisário terá premiação de R$ 3,5 mil.

Este ano, o Salão de Artes Waldemar Belisário teve mais de 200 obras inscritas, provenientes de artistas de diversos estados do país. Nestes quase 40 anos de história, o evento teve a participação de artistas brasileiros que, hoje, possuem reconhecimento internacional.

A mostra estará em exposição na sede da Secretaria da Cultura, na Vila, a partir desta sexta-feira (28). O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).

Waldemar Belisário

Descendente de italianos, Waldemar Belisário escolheu Ilhabela como casa no ano de 1929. Irmão de criação de Tarsila do Amaral, estava inserido no mundo das artes desde criança e levou o nome e os belos cenários do arquipélago para a rota artística nacional e internacional, através de suas pinturas.

Casou-se na ilha e, com sua esposa Celina Guimarães, passou a estimular o desenvolvimento artístico local e a vocação dos caiçaras. Refugiados na Bahia de Castelhanos, desenvolveram diversos projetos educacionais com a comunidade local, inclusive a casa do casal serviu de escola, na época. Em 1968, criaram o primeiro salão de artes da cidade, que após a morte do pintor, em 1983, passou a se chamar Salão de Artes Waldemar Belisário, em sua homenagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.