Os alunos do projeto Cidadão Criança, desenvolvido no Morro do Abrigo, região central de São Sebastião pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), receberam na quarta-feira (10), a visita de agentes de Saúde.
A turma, composta por aproximadamente 70 crianças, entre 6 e 12 anos, passaram por exames e entrevistas feitas com a equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro formada pelas agentes comunitários de saúde.
Todos os alunos do período da manhã, de acordo com a coordenadora Alessandra Peixoto, passaram por uma triagem de peso e medida, foram avaliados pelo médico e encaminhados para exames de rotina, bem como especialidades.
O médico Alcides de Oliveira afirmou ter perdido as contas de quantos anos faz essa parceira entre o projeto e a UBS. “Participar desta iniciativa é um grande prazer”, disse.
A agente comunitária de Saúde Marlete de Oliveira, a exemplo do médico, considera a ação muito importante. “Aqui, o contato com as famílias é mais rápido”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Cidadão, o objetivo do projeto é fazer com que esta iniciativa perdure por muitos anos. Alessandra explicou que, a partir de agora, diante dos dados apontados pela avaliação, iniciará um trabalho de controle da saúde de todos os alunos que frequentam o projeto. “Encontrar as causas dos problemas é um passo relevante para proporcionarmos uma melhor qualidade de vida às nossas crianças”, mencionou.
Na próxima quarta-feira (17), a equipe da UBS, juntamente com o médico Alcides de Oliveira, retornarão ao projeto para uma nova avaliação, desta vez, com as crianças assistidas no período da tarde e com a própria equipe do projeto.
Fonte: Departamento de Comunicação PMSS-Segov