convidado

AGONIA DE DILMA…SATISFAÇÃO DE LULA

Tamoios News

Em situação de normalidade ética e moral esse título seria incompreensível, uma vez que ambos são do mesmo partido político e Dilma só chegou à Presidência porque “Lula lá” a colocou. Mas, tratando-se do diabólico Lula tudo é possível!

Sobretudo quando o tema exige traição, conspiração, hipocrisia, fingimento ou…lembram-se de Celso Daniel?. Lula e seu “staff” – Zé Dirceu, Gilberto Carvalho, Marco Aurélio Garcia, Palloci, Berzoini e alguns poucos outros – sempre estão ligados ao mesmo objetivo: manter (ou tomar) o poder, a qualquer custo, pois lá está o te$souro!

Para isso utilizam-se – como ninguém – de discursos populistas diante de uma nação frágil, de um povo injustiçado e maltratado . Endeusado como já foi – não apenas por seus correligionários – e com sua diabólica inteligência, percebendo que pode tudo, “brinca” com o povão desesperado e dele faz o que quer!

Quando Cid Gomes falou que na Câmara havia uma centena de achacadores eles, parlamentares, ficaram todos “tomados”. No entanto Cid Gomes não foi original. Lula, no ano de 1.983 afirmou: “De todos os deputados do congresso, pelo menos 300 são picaretas”. Pensam que ele parou por aí? Em 1.998 Lula reafirmou: “Uma vez eu falei que havia uns 300 picaretas no congresso, mas a coisa só piorou”. E não nos esqueçamos que Lula já foi deputado federal! Um péssimo deputado, é verdade, mas esteve lá, com os mais de trezentos picaretas! Será que ele era um deles?

O governo Dilma agoniza. É tão preocupante que a própria Dilma, pessoalmente, também dá mostras de cansaço. Tenho visto e lido inúmeros cientistas políticos, historiadores, analistas avaliarem o quadro político-institucional de hoje. Embora sejam estudiosos, o que eles fazem nada mais é do que um exercício de conjecturas. É assim mesmo. Portanto, conjectura por conjectura lá vai a minha: a situação econômica vai piorar – desemprego crescente, violência e sobretudo impunidade!

Quando do movimento de 64 havia um “mote” ideológico: o comunismo internacional; as propostas de transformações sociais (reformas agrária, política, econômica…). Sem entrar nesse mérito, havia situação de confronto, como disse, ideológico. As forças armadas – embora sem unanimidade – resolveram “encampar” a reação dos que não concordavam com as perspectivas de conteúdo ideológico. Quando tomaram o poder fizeram-no por prazo determinado: 180 dias! Permaneceram cerca de 20 anos! Agora, entretanto, não há mais esse “mote” ideológico. O que existe hoje é pior! A questão ideológica, com o tempo e em qualquer espaço, em virtude dos confrontos de ideias, aperfeiçoamento das mentes acaba sempre se acomodando em novas realidades.

Mas, HOJE, em nosso País, o que há é a impunidade. Leis brandas; sistema carcerário no caos; desrespeito total dos representantes que ocupam os Poderes Executivo e Legislativo (em todos os níveis da república); indisciplina dos segmentos civis. E o que é mais grave: o Poder Judiciário – que deveria ser o mantenedor do equilíbrio institucional – já dando mostras que foi contaminado…

Não creio que Dilma complete seu mandato! Só não sei “como” ela o deixará – se através de impeachment, se por renúncia, ou outra causa… E certamente Lula e seus comparsas já avaliam e analisam as projeções. Como Lula domina não apenas seus correligionários petistas, mas também os “mamadores” peemedebistas (estou citando apenas o partido de maior força política), ele está na “espreita” dos acontecimentos. Se Temer assumir (como vice-presidente ele assumiria, isto se não houver rompimento institucional que obrigue as Forças Armadas a assumirem o controle), ele, Lula, terá garantida a sua eleição em 2.018! Os peemedebistas adorariam! O fato é que a agonia de Dilma pouco importa a ele. Pelo contrário, se perceber necessidade ele dará o golpe final em sua pupila, pois para eles – Lula e seu grupo – a $ati$fação de manter o poder supera qualquer princípio ético ou moral que jamais tiveram! A que situação chegamos…

Deixe um Comentário