O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, terá uma reunião, às 15 horas, desta terça-feira(19), no Palácio dos Bandeirantes, com os secretários de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto e do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para solicitar apoio do estado no fechamento da rodovia dos Tamoios durante o mega feriado de seis dias na capital.
“Nossa estrutura de saúde é limitada, não podemos correr o risco de receber um número muito grande de turistas neste momento”, contou o prefeito. Segundo ele, a cidade conta com dez leitos UTI na santa casa, 70% deles ocupados e outros 10 no Hospital Regional, com cerca de 75% deles, também, ocupados.
Em março, o prefeito conseguiu com apoio do MP(Ministério Público) e do juízo local, bloquear a rodovia, mas o estado, através da PGE(Procuradoria Geral do Estado), conseguiu impedir a continuidade da restrição feita aos turistas e veranistas.
Outra preocupação do prefeito, o plano de retomada das atividades em discussão com a associação comercial local, incluía os feriados em suas respectivas datas, na expectativa de atrair turistas para a cidade assim que terminar a quarentena e as atividades retomadas com a segurança sanitária exigida.
Aguilar Junior disse ainda que mesmo com a antecipação dos feriados, as praias da cida irão permanecer fechadas. “Além dos fiscais municipais, também, vamos solicitar o apoio dos bombeiros para impedir a presença de banhistas nas praias”, afirmou.
Coletiva
As informações foram dadas pelo prefeito em uma coletiva de imprensa concedida pela manhã no Teatro Municipal Mário Covas. O prefeito esteve acompanhado dos secretários da Fazenda, Nelson Ioshida; da Saúde, Amauri Toledo; e, do Jurídico, Sandro Albok.
Na coletiva, o prefeito detalhou a situação da covid-19 no município, as ações realizadas pela administração, falou sobre a queda de cerca de 40% na arrecadação e das ações de redução de gastos em função da pandemia de coronavírus.
Caraguatatuba, segundo ele, tem 105 casos confirmados de covid-19, 35 casos em investigação e quatro mortes pela doença. Existem 26 pessoas internadas nos hospitais e 61 em isolamento domiciliar. Outras 44 pessoas se recuperaram da covid-19.