Caraguatatuba Cidades

Aguilar Junior esclarece informações veiculadas pela equipe de transição do prefeito eleito

Tamoios News
Imagem Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Em coletiva realizada na manhã de segunda-feira (30/12) na Secretaria de Educação, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esclareceu informações veiculadas pela equipe de transição do prefeito eleito, que apresentaram dados inverídicos e distorcidos sobre a atual gestão.

“É necessário ressaltar que as afirmações divulgadas são baseadas em análises unilaterais, sem o devido compartilhamento das conclusões com a administração atual, como previa o Decreto de Transição nº 2.044, de 17 de outubro de 2024.

Durante a coletiva, o prefeito esclareceu que vai encerrar o exercício de 2024 cumprindo integralmente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As contas públicas foram conduzidas com rigor técnico e os compromissos assumidos pela administração estão respaldados por planejamento financeiro responsável.

Eventuais déficits apontados não refletem a realidade orçamentária, mas, possivelmente, interpretações equivocadas de projeções ou cenários futuros que não consideram o equilíbrio entre receitas e despesas. Seria bom a nova gestão estudar um pouco sobre o que é empenho e restos a pagar – comum em mudanças de gestão, antes de conclusões precipitadas”, destacou o prefeito.

Em relação às vagas escolares, a atual gestão não apenas garantiu a universalização do acesso à educação infantil e ensino fundamental, como também realizou obras de ampliação e melhorias na rede municipal de ensino. “Pegamos uma cidade com um déficit de 1,7 mil vagas e foram 13 escolas construídas e outras ampliadas, perfazendo um total de 5,3 mil vagas criadas desde 2017”, disse.

O mesmo vale para a área de saúde, que recebeu investimentos constantes na aquisição de medicamentos e insumos. “Foram mais de R$ 13 milhões investidos somente em 2024 na compra de medicamentos. Qualquer falha pontual não representa uma crise generalizada”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba