Caraguatatuba Geral

Aguilar Junior recebe deputado para tratar da possível criação do Tiro de Guerra em Caraguá

Tamoios News
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebe na manhã desta sexta(5), a visita do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) para discutir a possível implantação do Tiro de Guerra no município. A proposta integra o plano de governo de Aguilar Junior.
O prefeito tenta desde 2017 instalar o Tiro de Guerra na cidade, mas os custos, na época, eram muito elevados. Atualmente, parece que os investimentos exigidos são menores.
O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) integra uma Frente Parlamentar pela Criação e Preservação dos Tiros de Guerra, com o intuito de ajudar as prefeituras a viabilizarem a implantação dos Tiros de Guerra.

Deputado Tenente Coimbra

“O prefeito de Caraguatatuba demonstrou interesse em instalar o Tiro de Guerra e vamos visitá-lo para explicar como o processo funciona e ajudar no que for preciso”, afirma o parlamentar.

Segundo Coimbra, os Tiros de Guerra são mantidos por meio de convênios com o Comando da Região Militar. A Prefeitura disponibiliza as instalações e o Exército fornece os instrutores, o fardamento e os equipamentos. Durante 40 semanas, os jovens recebem treinamentos de instrutores do Exército com uma carga semanal de 12 horas.

Para Coimbra, os Tiros de Guerras são um instrumento de educação e civilidade e permitem que os jovens tenham a oportunidade de prestar o Serviço Militar Inicial. Além de Caraguá, as Prefeituras de Lucélia e Hortolândia já procuraram a Frente para auxiliar no processo.

“Os Tiros de Guerra são importantes porque representam uma das instituições com maior índice de confiabilidade da população e porque ensinam a jovens no período de alistamento valores como patriotismo, civismo, disciplina e respeito”, afirma o parlamentar.

Em Caraguatatuba, segundo informou a Junta Militar da cidade, entre 800 a 1300 jovens, se alistam por ano. A única opção que eles tem é servir a Marinha, mesmo assim, poucos são chamados, uma média de cinco por ano.  A maioria dos jovens da região é dispensada do serviço militar. Caso o Tiro de Guerra seja implantado em Caraguá, os jovens do município poderão se alistar e continuar seus estudos.