Geral

Alternativas para um dia chuvoso no Litoral Norte Paulista

Tamoios News
Foto: Arquivo Tamoios News

Todo mundo já passou por isso. Você tem um fim de semana inteirinho preparado e programado, aquela praia maravilhosa, um piquenique, ou quem sabe uma partida de futebol entre os amigos. Mas aí vem a decepção. A semana que estava completamente ensolarada enquanto você trabalhava estava guardando um período de chuva para o fim de semana. E essa realidade é ainda mais próxima se você mora no litoral norte paulista.

As cidades que compõem o litoral Norte

Se você mora em São Paulo capital há algum tempo, você já conhece as cidades do litoral norte de outros carnavais. Mas se você está chegando agora, ou simplesmente nunca visitou nenhuma delas, vamos apresentá-las rapidinho.

Caraguatatuba fica a mais ou menos 2 horas e meia de viagem da grande capital, são aproximadamente 180 km de viagem, e seguindo pela Rodovia Tamoios, é a primeira parada.

Para chegar em Ubatuba, ao chegar em Caraguatatuba, você pode ir para esquerda, aproximadamente 1 hora de Caragua e 3 horas de viagem da Grande capital, são 227 quilômetros de viagem. Mas o caminho ja é cheio de praias incriveis.

Se você virar à direita, em Caraguatatuba, seguirá o caminho até São Sebastião, destino disputado por surfistas e jogadores de futebol que adoram praias badaladas como Maresias.

Partindo de São Sebastião, o proximo e final destino do literal norte paulista é Ilhabela, que fica a mais ou menos 3 horas e meia da capital, sendo uma viagem de aproximadamente 200 km e um trecho da viagem é de balsa, 30 minutos mais ou menos.

Os apelidos que precedem a fama

Não é só a capital, São Paulo, que é conhecida como “A terra da garoa”. As cidades do litoral norte do estado também têm apelidos inusitados que falam sobre a reconrrente (e as vezes incovenientes) chuvas nas cidades. Por estarem localizadas na zona de mata atlântica, e perto do mar, a humidade e temporais já são até esperados pelos nativos.

E mais, normalmente, quando chove em uma das cidades, chove em todas, e a fama é de que lá chove muito, e esse fato rendeu às cidades os apelidos de Ubachuva, Caraguatachuva, São Sebastrovao, Ilha e Ilhaumbrela.

Programas para um dia chuvoso

Se seu fim de semana na praia foi surprreendido pela chuva, nós vamos dar opções de programas alternativos para você visitar em cada uma dessas cidades.

Ubatuba: Ubatuba tem um enorme aquário que tem a missão de preservar e difundir a biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Tamar é renomado nacionalmente famoso pelo trabalho com as Tartarugas Marinhas, alem de ter uma loja com otimas opcoes de lembrancinhas.

Ilhabela: A Antiga Cadeia e Fórum ficam no centrinho histórico da cidade, e tem um dos passeios turísticos mais interessantes da região. Desde informações sobre a fauna e flora local, até a história dos naufrágios que aconteceram na região, um passeio cultural que vale a pena mesmo em dias de sol.

Caraguatatuba: Museu de Arte e Cultura, o MACC tem uma programação especial para cada estação do ano, com uma coleção maravilhosa, outro passeio que pode ser divido com um dia de praia.

São Sebastião: A Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar é um museu de naufrágios e pesquisa o patrimônio arqueológico e arquitetônico naval, cultural e ambiental do litoral norte de São Paulo.

Mas se você prefere curtir em casa um dia de chuva…

Existem muitas coisas que você pode fazer sem sair de casa quando está chovendo. Assistir um filme em uma plataforma de streaming é uma boa opção, e não costuma ter erro. Mas se você prefere algo mais ativo, jogos de tabuleiro são uma boa opção. Caso você não tenha acesso às peças necessárias para jogar um Banco Imobiliário, você pode jogar baralho ou as novas máquinas caça-níqueis de cassino para continuar a desfrutar de um dia chuvoso em casa, confortavelmente embrulhado em uma coberta, com uma bebida quentinha para completar o dia.

Conclusão

Agora você tem algumas ideias do que fazer em um fim de semana em que o clima frustra os seus planos, desde sair para aprender e fazer um programa cultural, até ficar em casa se divertindo usando poucas coisas, até mesmo o seu celular, muito sem se preocupar em sair na chuva.