Linha de montagem de robôs, desenvolvimento de games e exploração de materiais foram alguns dos assuntos abordados
Nada de quadro, caneta, caderno, sala de aula e professor falando. Os alunos do 8º ano C, da Emef Prof. Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, em Caraguá, na manhã dessa quinta (24) tiveram aula de Robótica, que integra as oficinas sobre o assunto, ministradas na unidade escolar para alunos do 6º ao 9º anos.
Na oficina, os adolescentes foram apresentados ao Lego Mindstorms, linha de montagem de robôs; ao programa Scratch, para desenvolvimento de games; e aos microscópios portáteis para exploração de materiais.
Na montagem do robô, os estudantes puderam ver, na prática, a aplicação da Matemática, pois depois de pronto, o aparelho automático em forma de veículo é capaz de detectar cor, forma e área de objetos. A introdução à lógica da programação e criação de jogos para computador foram vistos por meio do programa Scratch e os microscópios desvendaram as texturas e formações, além da visão a olho nu.
Matheus Marcondes, 12 anos, gostou muito da oficina, realizada graças a uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Federal. “Tinha a ideia de desenvolver games no futuro, agora, tenho certeza”, disse. Já a colega, Amanda Nascimento, 13 anos, falou que aprendeu maneiras diferentes de colocar o conhecimento em prática.
A secretária de Educação, Roseli Morilla, acompanhou de perto as atividades e ressaltou a importância da tecnologia para complementar as ações da escola, como também instigar a criatividade e propor desafios às crianças e aos adolescentes. “Nessa fase, eles têm sede de conhecimento e de buscar novidades. A proposta é levar aos nossos alunos um leque de possibilidades”.
A oficina ocorrerá às quintas, das 8h às 12h, na unidade escolar e contemplará os alunos do 6º ao 9º anos. O conteúdo é ministrado pelos professores Marcelo Hatugai e Nelson Alves Pinto e monitores da instituição.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá