Cidades

Alunos de São Sebastião aprendem sobre a arte japonesa do Mangá

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

Márcio Rodrigues Gonçalves, mestre na arte japonesa do Mangá, ensina os traços delicados deste estilo de desenho para seus alunos das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião.

O professor Márcio conta que “Mangá é o nome dado para as histórias em quadrinho japonesas, caracterizadas por serem lidas da direita para a esquerda, ao contrário das convencionais HQ’s ocidentais”.

A origem desta arte está no Teatro das Sombras que, na época feudal, percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches.

Essas lendas acabaram escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente aos Mangás. Gonçalves desenvolve suas habilidades deste tipo de desenho desde o tempo de escola, porém, em suas aulas, além do Mangá, costuma desenvolver alguns tipos de artes diferentes promovendo uma mistura original. “Trabalho com criança e adolescente há aproximadamente 11 anos, desenvolvendo o mesmo projeto tanto na Casa da Criança de Caraguatatuba como nas oficinas culturais aqui em São Sebastião”, contou o professor.

Ainda segundo ele, o trabalho não só ensina os alunos a desenhar e a criar, mas também o convívio social e educacional, tendo em mente que, por meio da cultura e da arte pode-se transformar vidas.

Atualmente o curso de Mangá possui cerca de 70 alunos, entre crianças e adolescentes, que frequentam aulas na Escola Estadual Professora Josepha de Santanna Neves (aos sábados das 9h às 12h); na Escola Estadual Professora José Maria da Penha Frugoli (aos sábados das 13h30 às 16h30 e às quartas-feiras das 17h30 às 19h30) e na Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano (às segundas, terças e quintas-feiras das 17h30 às 19h30).

Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.