Márcio Rodrigues Gonçalves, mestre na arte japonesa do Mangá, ensina os traços delicados deste estilo de desenho para seus alunos das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião.
O professor Márcio conta que “Mangá é o nome dado para as histórias em quadrinho japonesas, caracterizadas por serem lidas da direita para a esquerda, ao contrário das convencionais HQ’s ocidentais”.
A origem desta arte está no Teatro das Sombras que, na época feudal, percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches.
Essas lendas acabaram escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente aos Mangás. Gonçalves desenvolve suas habilidades deste tipo de desenho desde o tempo de escola, porém, em suas aulas, além do Mangá, costuma desenvolver alguns tipos de artes diferentes promovendo uma mistura original. “Trabalho com criança e adolescente há aproximadamente 11 anos, desenvolvendo o mesmo projeto tanto na Casa da Criança de Caraguatatuba como nas oficinas culturais aqui em São Sebastião”, contou o professor.
Ainda segundo ele, o trabalho não só ensina os alunos a desenhar e a criar, mas também o convívio social e educacional, tendo em mente que, por meio da cultura e da arte pode-se transformar vidas.
Atualmente o curso de Mangá possui cerca de 70 alunos, entre crianças e adolescentes, que frequentam aulas na Escola Estadual Professora Josepha de Santanna Neves (aos sábados das 9h às 12h); na Escola Estadual Professora José Maria da Penha Frugoli (aos sábados das 13h30 às 16h30 e às quartas-feiras das 17h30 às 19h30) e na Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano (às segundas, terças e quintas-feiras das 17h30 às 19h30).
Fonte: Departamento de Comunicação – PMSS-Segov