Uma granada de efeito moral, fabricada em 2010. foi encontrada nesta quarta(4), no mangue da praia do Camaroeiro, em Caraguá. O artefato foi entregue na delegacia da cidade e será periciada. O artefato estava intacto
Por Salim Burihan
Um ambientalista, Giliard Ferreira, conhecido como o “guardião das costeiras, mangues e praias”, localizou uma granada de efeito moral, intacta, fabricada no ano de 2010, quando fazia a limpeza do mangue do Camaroeiro, em Caraguatatuba.
Giliard entregou o artefato na delegacia de polícia de Caraguá que irá encaminhar a granada para a perícia técnica da Polícia Federal.
O ambientalista, de 39 anos, faz quase que diariamente a limpeza de mangue e praias da cidade, ficou surpreso ao localizar a granada.
“Localizei a granada por volta das 10 horas, dentro do mangue. Pensou que perigo se alguém, uma criança encontra isso no local?”, contou.
Desempregado há cerca de um mês, ele conta com apoio de comerciantes, para coletar micro-lixo nos mangues, trilhas, praias, pontos turísticos, cavernas e morros da cidade.
Giliard começou aos 16 anos a coletar lixo nas praias da cidade, a primeira delas, foi a Praia Brava, vizinha a Praia Martim de Sá, cujo acesso é feito por uma trilha.