Esportes

Ana Moser em Maresias: medalhista olímpica incentiva o esporte no bairro por meio de projeto social

Tamoios News
Rafael Cesar

Rafael Cesar

A ex-jogadora profissional de vôlei é presidente do Instituto Educação e Esporte e compareceu ao evento Surfe para Todos nas Férias, para receber a doação de oito pranchas

Por Rafael César, de São Sebastião

 

A ex-ponteira da seleção brasileira de vôlei indoor e atual presidente do Instituto Educação e Esporte, Ana Beatriz Moser, 47, participou nesta quarta-feira (6), do evento Surfe para Todos nas Férias, realizado em Maresias. Na ocasião, foram entregues oito novas pranchas ao núcleo do projeto, que funciona no bairro há quase seis anos. O financiamento da sede é realizado pela EDP Bandeirantes.

“A missão do Instituto é arrecadar recursos privados e investir essa verba no público através de práticas esportivas. Sempre direcionamos a atenção para crianças e adolescentes ligadas às redes públicas de ensino. Em Maresias, damos esse apoio à escola Municipal Edileusa Brasil Soares”, disse a tricampeã do Grand Prix. Ela conta que em 2004 tinha um projeto no bairro voltado apenas para o vôlei, mas agora, com dois professores e um estagiário, também são ensinados surfe, futebol e basquete.

Cerca de 80 crianças e adolescentes compareceram para participar das atividades disponíveis no primeiro evento do Festival de Férias que o Instituto promove. Ao todo, 210 alunos são atendidos semanalmente em aulas de esportes, em turnos diferentes e ainda existem vagas disponíveis. Do total de alunos, 107 participam das aulas de surfe. 

Para Ricardo Pimenta, responsável pela área de comunicação da EDP, a causa é mais que válida e útil para a região. “Quando o instituto nos procurou fizemos questão de ajudar. Essa iniciativa faz parte de um programa da EDP, chamado EDP Solidária. A empresa patrocina várias ONGs que lutam por causas como, o esporte, a cultura e a saúde. Nós sempre visamos à ajuda social destas associações e elas devem estar em áreas que a EDP tenha concessão”, complementou.

O presidente da ASM (Associação de Surf de Maresias) Alex Cezar, o Leco, explicou que instituição tem uma parceria diária com o instituto, pois oferece o local aonde são guardados os equipamentos de surf e também com a organização de eventos como o Surfe para Todos nas Férias.

Evento

Em um calor de 31 graus, em pleno inverno, os jovens se divertiram e competiram durante três horas. Muitas mães estavam assistindo seus filhos na disputa. Uma delas era Samanta Aparecida Salles Anderson Bueno, 42. “A iniciativa é maravilhosa, porque ocupa o tempo da meninada. Eles não ficam na rua sem fazer nada nas horas vagas. Sempre estou acompanhando a minha filha Laura Agnes nas disputas pelo instituto e tive uma filha adolescente que faleceu em um acidente de carro e o nome dela é cedido a uma competição no fim de ano realizada pela fundação”, comentou.

Doações

Os equipamentos recebidos nesta semana são propícios para iniciantes, como explica o professor Rafael Dias de Carvalho. “Esses equipamentos nos ajudarão muito, porque quando iniciamos os trabalhos haviam poucas pranchas e a maioria delas era da ASM. Agora, com essas novas pranchas de soft (pranchas destinadas a iniciantes do surfe) podemos ensiná-los com uma melhor qualidade. Antes, era uma prancha para cinco alunos, com esse novo reforço  todo vai ficar melhor”, completou.

“As pranchas são muito boas, fica muito fácil pegar as ondas com elas. Achei muito legal o evento de hoje. Participo das aulas há quatro anos e me interesso cada vez mais. Eu espero evoluir e poder fazer um trabalho como os meus professores estão fazendo, faço parte do grupo dos jovens líderes do instituto e gosto de ensinar as crianças”, disse Túlio Pinheiro Souza de Neto, 20, membro da equipe campeã.

A ex-atleta ficou muito contente com o evento e com o resultado final da competição. “Tem muita coisa a ser feita pelo esporte em todo o país, entretanto estamos melhorando isso aos poucos. Garanto que o evento de hoje acrescentou bastante coisa no dia desses jovens, o Brasil está longe de ser uma potência olímpica, mas existe muita gente incentivando o esporte e isso é o mais importante para nossa nação”, salientou Moser.

Para comemorar o sexto ano do projeto Rede de Núcleos em São Sebastião, foi iniciada uma campanha para captação de recursos para a compra de camisetas lycras para os mais de 100 alunos praticantes do surf pelo projeto. A lycra evita o atrito com a prancha que acaba causando assaduras, além de proteger do sol e do frio. As doações podem ser feitas pelo o site da Esporte em Rede. Basta se cadastrar e contribuir com um valor a partir de R$ 1. O objetivo é alcançar R$ 6 mil.

Deixe um Comentário