A Anvisa emitiu uma nova nota técnica que amplia a vigilância contra o novo coronavirus em portos de São Paulo. A medida deve ser seguida pelos portos de Santos, o maior do país e de São Sebastião, no Litoral Norte.
A chegada de navios que passaram por um dos países onde foram registrados casos da doença, até 30 dias antes de atracarem no cais das duas cidades, deve ser comunicada às autoridades portuárias.
A nova nota técnica da Anvisa foi emitida na última quinta-feira (27). Todas as embarcações com histórico de viagem para as áreas com transmissão local do Covid-19, nos últimos 30 dias, deverão apresentar o Livro Médico de Bordo ao solicitar a emissão de Certificado de Livre Prática.
A Declaração Marítima de Saúde (DMS) deve estar preenchida corretamente e de forma completa para avaliação quanto à emissão de Livre Prática. É fundamental uma análise criteriosa do documento por parte da autoridade sanitária para liberação da operação.
Prefeitura
A Prefeitura de São Sebastião ressalta que a vigilância do novo coronavírus, assim como de qualquer outra doença transmissível, nos pontos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entretanto, adota todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para notificação de casos suspeitos da doença.
A Prefeitura de São Sebastião informou ainda que , por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou uma capacitação e orientação para profissionais da rede de saúde, sobre a adoção de medidas preventivas contra o novo coronavírus (nCoV).
A ação foi realizada para os enfermeiros e médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), para as equipes de porta de entrada do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), e do Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga.
A capacitação, ministrada pela equipe de controle de infeção hospitalar, abordou o surgimento do vírus; o modo de transmissão; os procedimentos para o diagnóstico; além de orientações a respeito do fluxo de notificação para a investigação e isolamento, em casos suspeitos do vírus.