Por Salim Burihan
Apesar das restrições feitas pelas prefeituras, que não proíbem, mas apenas recomenda às pessoas que evitem a orla, a maioria das praias tem registrado movimento acima do normal nos últimos dias.
A região tem registrado dias de verão, céu azul, muito sol e forte calor. Muita gente, a maioria composta por moradores e veranistas, tem ido às praias desrespeitando as determinações municipais, mas todos, procurando respeitar ao máximo os protocolos exigidos pela saúde.
Os guarda-sóis, apesar de proibidos, se espalham pelas areia das praias de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Uns distantes dos outros, evitando aglomerações. Voltaram também os collers e as cadeiras. Tem gente até levando o cachorro de estimação para brincar na areia e na água.
Em Caraguatatuba e Ubatuba os quiosques reabriram com bom movimento de clientes no sábado(20), todos com capacidade reduzida e distanciamento entre as mesas e funcionários usando máscaras. Neste domingo, em algumas cidades, como Ubatuba, os quiosques estão proibido de funcionar.
O quiosque Balaio Caiçara, na Praia de Massaguaçu, também, reabriu adotando todas as medidas preventivas, incluindo, a medição de temperatura de clientes e funcionários. Está funcionando das 12h às 17h, com as dez mesas montadas com 3 metros de distância uma da outra, com no máximo 4 pessoas, apenas na área externa. O banheiro é higienizado a cada uso. Os molhos, palitos e todo material de auxílio ao serviço será individual, sachês ou embalados um a um, sem retorno. Só é permitida a entrada em áreas comuns, como banheiro, de máscara.
Banhistas
Marcos Nascimento disse que tem ido todos os dias na praia. Faz caminhadas pela areia, mas evita aglomerações e usa máscara quando encontra amigos para conversar. Ele disse que está cumprindo com rigor a quarentena, mas que não dá para ficar sem ir à praia.
Wilton Ribeiro, de Campinas, tem casa de veraneio em Caraguatatuba e visita a cidade nos fins de semana com a família. Ele também garante que está adotando todas as recomendações da OMS(Organização Mundial da Saúde) no dia a dia, mas sempre que pode vai para a praia.
O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e similares, Rodrigo Tavano, disse que não entende porque as prefeituras da região recomendam às pessoas para que evitem as praias. “Praia faz bem para a saúde de todos e é possível frequentá-las sem aglomeração”, afirmou.
Critérios
Em São Sebastião, de acordo com a prefeitura, foram autorizadas todos os dias, as atividades físicas individuais a serem praticadas em espaços públicos ao ar livre, inclusive, nas praias.
O decreto municipal libera o uso da praia desde que sejam respeitadas as determinações da prefeitura: devem ser mantidos pelo menos 2 metros de distância entre um praticante e outro durante a atividade; fica terminantemente proibida a aglomeração de pessoas quando das práticas de atividades físicas individuais em espaços públicos ao ar livre; todos os praticantes devem utilizar máscara de proteção individual; o tempo de permanência do praticante deverá ser no máximo de 1 hora, permitindo que mais pessoas possam se beneficiar da prática da atividade física.
Assim, como ocorre nas demais cidades, o pessoal tem “furado” o decreto e indo tomar um banho de mar. Nota-se, no entanto, que todos procuram respeitar as regras, evitando, principalmente, as aglomerações. Basta reparar no distanciamento dos guarda-sóis. Fica permitido o trabalho dos ambulantes, excepcionalmente, de 11 de junho a Em Sebastião, até os ambulantes foram liberados, sem o uso de mesas, cadeiras e guarda-sóis. As marinas também estão funcionando normalmente, também, respeitando as determinações da prefeitura.
Em Ilhabela, a prefeitura liberou o acesso às praias para prática de atividades individuais e esportes náuticos em embarcações sem motores e com capacidade para até duas pessoas.
O pessoal da caminhada, do ciclismo, corridas, surf, kite surf, stand up e canoagem devem usar máscaras e respeitar o distanciamento de dois metros. É proibido o uso de barracas, cadeiras, guarda-sóis e coolers, justamente para evitar aglomerações. É recomendável que os esportistas fiquem no máximo uma hora na praia, mas não existe penalidade e nem fiscalização.
As marinas e garagens náuticas podem operar com 30% da capacidade, agendamento da descida do barco para água, os usuários não podem circular pelas instalações e os funcionários dos estabelecimentos devem usar máscaras e todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.
Em Caraguatatuba, as praias nunca foram fechadas durante a pandemia, segundo a prefeitura. Existe apenas uma recomendação para que as pessoas evitem frequentar.
Carros de som e do GBmar(Grupamento de Bombeiro Marítimo) e Defesa Civil circulam pelas principais praias apenas para orientação. Não existe impedimento legal e nem penalidades pela prefeitura. As práticas esportivas individuais ao ar livre estão permitidas desde que sejam seguidos os protocolos sanitários.
A prefeitura liberou o funcionamento dos quiosques de praia. Os estabelecimentos podem funcionar com apenas 10 mesas, também, com no máximo quatro pessoas por mesa, das 11h às 17h, de segunda a sábado.
Aos quiosques, fica permitido a montagem de até 10 mesas com no máximo quatro cadeiras cada, respeitando o espaço mínimo de 1,5 metros entre pessoas de mesas distintas que deverão permanecer fechadas até o momento da chegada dos clientes. A limpeza e higienização de mesas e cadeiras deverão ocorrer após cada ciclo de uso.
As marinas devem descer os barcos somente com horários agendados, ficando vedada a utilização de áreas comuns pelos consumidores.
Em Ubatuba, o uso da praia não é recomendado pela prefeitura, mas as atividades esportivas individuais sim. Os quiosques estão liberados nas praias de Ubatuba, mas de segunda até sexta-feira, sem mesas, cadeira e guarda-sóis na areia. As marinas podem funcionar de segunda até sexta-feira.