Superando limites, Lucas Andrade representa arquipélago em competições e já venceu torneios
Por Danilo Peixoto, de Ilhabela
Após decidir amputar uma perna devido a um câncer, um jovem de Ilhabela encontrou no Crossfit um novo recomeço. Lucas Andrade, 20 anos, descobriu a doença aos 15 anos, quando começou a sentir fortes dores na tíbia esquerda.
Devido a dor não ser constante, os médicos não deram importância. Segundo Lucas, os profissionais diziam que era dor do crescimento. “Fui diagnosticado com um ‘Sarcoma de Ewing’, o tumor cresceu 22 centímetros. E assim minha história se iniciou. Foram 14 sessões de quimioterapia, sendo elas: oito pré-operatórias, operatória e seis pós-operatória”.
Dois anos após a primeira cirurgia, a infecção voltou. Em conversa com o médico, Lucas questionou qual era a probabilidade de resolver a infecção em apenas uma cirurgia. Obtendo uma resposta negativa, ele optou em amputar a perna.
Em entrevista ao Portal Tamoios News, Lucas contou como era a sua vida antes de descobrir a doença. “Minha vida era igual a de um adolescente agitado. Vivia jogando bola e correndo por aí, sem compromisso com nada além dos estudos. Época boa. Não tinha noção de nada, uma ‘criança’ totalmente leiga à respeito das coisas da vida. Mal sabia eu que iria enfrentar a maior batalha que alguém poderia passar. A luta pela vida”, relatou.
A procura pelo esporte – Sua trajetória no esporte começou uma semana após a amputação, mesmo com os pontos da cirurgia, quando conheceu um Lar de Treinamento Funcional, Crossfit e Artes Marciais. Um mês depois de retirar os pontos, Lucas deu ínicio aos treinos de Jiu-Jitsu.
O crossfit fazia parte de sua rotina de treinos, despertando um desejo de praticar o esporte. “Sempre gostei de esportes que me levassem ao extremo, e o ‘cross’ sempre me proporcionou isso. Após poucos meses praticando, comecei a me ingressar nas competições. Hoje não vivo sem”, contou o atleta.
Campeonatos – A estreia em competições foi na primeira etapa do Cross Challenge, realizada pelo Dojo Ilhabela, em 2016. Uma competição com trios mistos, composto por dois homens e uma mulher, ou duas mulheres e um homem. Ele obteve o segundo lugar.
Recentemente, o atleta se consagrou campeão da maior competição de Crossfit da América Látina, o “Monstar Series”, realizada em Brasília, no mês de junho. “Fui ao extremo, ao ápice da exaustão física e psicológica. Mas a vida é isto, um campeonato pelo qual sempre lutei com o coração. E assim se resume um vencedor. Reconheci meus erros mesmo alcançando o topo mais alto do pódio e pude ver que a luta continua, agora, três vezes mais dura. A vitória pertence àqueles que lutam com o coração”.
O treinador, Diego Torres, contou como foi prepará-lo para o Monstar Series. “Treinamos muito duro, nos preparamos para ser campeões. Foi uma experiência incrível, ele é um excelente atleta, muito focado e disciplinado, fez toda a programação com êxito. No evento, manteve o controle o tempo todo e cumpriu todas as estratégias que combinamos, vencendo de modo indiscutível. É uma grande honra treinar um atleta igual o Lucas que respira superação e tem alegria de viver. O que nos motiva e ensina grandes valores”, disse Torres.
Lucas Andrade mandou um recado para as pessoas que se encontram na mesma situação que ele. “Se agarrem na fé: a fé em si mesmos. Espalhem amor, independente da condição que estejam, ninguém é culpado pelas adversidades pelas quais passamos”, disse.
O atleta também falou sobre gratidão. “Estabeleçam metas, lutem e conquistem. Nunca abaixem a guarda, sempre levantem a cabeça e diga ‘eu sou capaz’. Não tenham medo do fracasso e nem de tomar decisões. A vitória pode estar mais perto do que imaginamos. A única pessoa responsável pelo nosso fracasso, somos nós mesmos. Então nunca desista. Um momento de dor, pode valer uma vida de glória”, concluiu.
Parabéns Lucas! Menino Guerreiro que nos dá exemplo de Coragem e Superação!! Parabéns também ao seu treinador Diego! Vocês nos fazem orgulhosos e felizes!!
Grande matéria!!! Adorei