Caraguatatuba

Após polêmica, Associação afirma que orienta donos de quiosques de Caraguatatuba

Tamoios News

Em entrevista ao Tamoios News, presidente da entidade comentou sobre as regras de colocação de mesas e cadeiras nas praias da cidade

Por Josiane Bittencourt, de Caraguatatuba

Diante da polêmica envolvendo a instalação de mesas e cadeiras na faixa de areia das praias de Caraguatatuba, o presidente da Associação de Quiosques da cidade fez questão de enfatizar que é constante a orientação, por parte da entidade, em relação às regras de utilização do benefício aos turistas e frequentadores de praias.

Quiosqueiro há 20 anos e presidente da associação há uma década, Renato Lambiasi informou que faz parte de todas as discussões da entidade em reuniões, palestras, cursos e eventos a orientação de como devem ser utilizadas as mesas e cadeiras nas praias da cidade. “Praticamente em todas as reuniões é levantada esta questão de áreas para cadeiras e que os quiosqueiros precisam respeitar as regras que existem hoje para utilização da faixa de areia nas praias da cidade”, disse.

Segundo Lambiasi, as regras atuais permitem a utilização, além da varanda do quiosque, a instalação de mesas e cadeiras em uma faixa de cinco metros nas laterais do estabelecimento e 15 metros na frente.

Ainda de acordo com o presidente, há uma conversa com a Prefeitura de Caraguá para verificar a necessidade de alteração nas regras, sempre tentando encontrar um denominador comum entre comerciantes e clientes. “O que acontece é que cada praia tem uma geografia e uma característica de areia diferente, então o espaço total pode variar de uma praia para outra. Entendemos que é hora de repensar e até vamos levar esta ideia para a prefeitura de tentarmos explorar mais as laterais do que o espaço em frente aos quiosques”, disse.

O presidente lembrou ainda que, embora algumas pessoas reclamem da instalação deste tipo de serviço na praia, pode ser visto como mais um benefício para o turista e morador que pretende curtir um dia de sol. “É fácil criticar, mas, o que muita gente esquece é que o quiosque está ali como um local de utilidade pública e que beneficia a muita gente que hoje, por exemplo, não precisa mais ir para a praia carregado de cadeira e guarda-sol”, frisou.

Polêmica

Na semana passada leitores entraram em contato com o Portal Tamoios News para relatar supostamente o abuso na forma com que os quiosqueiros instalam o serviço de mesas e cadeiras na faixa de areia de Caraguatatuba.

Na ocasião, a Prefeitura de Caraguá disse que o setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo faz ações rotineiras em relação aos quiosques e o comércio ambulante ilegal. Segundo a Assessoria de Imprensa, nas praias os comerciantes de quiosques têm permissão para utilizar a faixa de areia desde que mesas e cadeiras estejam ocupadas por clientes.

1 Comentário

  • Ola, aproveito para denunciar as associações de bairros que instalam portarias irregularmente e querem cobrar como se fossem condomínios. O Pior que tem vereador envolvido com anuência de secretário de urbanismo. Verifique Portal Patrimonium e Capricórnio.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.