A residência oferece a oficina “Intersecções poéticas entre o movimento e a voz” e apresenta a performance “Arquiteturas Sonoras”
O grupo NUA, de São Paulo, promove na próxima semana, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, o projeto de dança, música e performance “Arquiteturas Sonoras”, com entrada franca e apoio do edital Artes Integradas do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto (de quarta a sexta-feira), das 18h30 às 21h30, e no dia 15 (sábado), das 14h às 17h, o grupo realizará uma residência artística, na qual irá ministrar a oficina “Intersecções poéticas entre o movimento e a voz”, indicada para atores, cantores, bailarinos, performers e artistas em geral. Nela, o diretor Lineker e os integrantes do NUA, compartilharão alguns dos exercícios e procedimentos utilizados pelo grupo em seus ensaios. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail producaolineker@gmail.com até o dia 11/8.
No sábado, logo após o término da oficina, às 17h, a residência artística apresentará, também no Teatro Mario Covas, a performance de dança e música “Arquiteturas Sonoras”, aberta ao público. O projeto teve início em 2014 e ao longo de quatro meses, o grupo se dedicou a fazer um estudo sobre a arquitetura e acústica do interior do prédio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, buscando explorar diferentes possibilidades de relação do corpo e da voz com as características do espaço.
Após a temporada de estreia, o NUA decidiu continuar com o projeto e se lançou ao desafio de recriar o mesmo trabalho para outros espaços. “Insistimos nessa ideia de ‘recriação’, pois o trabalho exige uma relação de muita intimidade com cada espaço. A arquitetura e a acústica são fatores decisivos que determinam como tudo irá acontecer. Temos uma estrutura coreográfica sobre a qual temos trabalhado desde o início do projeto, mas ela irá sempre se transforma bastante a partir das características de cada espaço”, aponta o diretor Lineker. “Arquiteturas Sonoras” é um convite a parar e a silenciar a mente em busca de significados e deixar o corpo vibrar com os movimentos e sons que pulsam, reverberam e se dissolvem no espaço.
O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
Sobre o NUA
Dirigido pelo bailarino, cantor e performer Lineker, o NUA é formado por ex-alunos dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Carolina Holly, Chico Lima, Renata Dalmora e Talita Florêncio integram o coletivo surgido em março de 2012, como grupo colaborador da pesquisa de mestrado de Lineker (UNICAMP/FAPESP). O trabalho do grupo tem como principal caracterísca a mistura do canto e da dança como forma de expressão.
Serviço:
Projeto Arquiteturas Sonoras – Grupo NUA
Oficina “Intersecções poéticas entre o movimento e a voz”
Dias 12, 13 e 14/8 – das 18h30 às 21h30 e Dia 15/8 – 14h às 17h
Sala de Dança do Teatro Mario Covas
Gratuita
Inscrições: producaolineker@gmail.com
Performance “Arquiteturas Sonoras”
15/8 – sábado – às 17h
Teatro Mario Covas
Entrada Franca – Classificação Livre
Fonte: Assessoria de Imprensa Fundacc