
Embarcação saiu de Ilhabela poucos minutos antes do serviço de travessia ser paralisado nesta manhã
A primeira embarcação foi surpreendida pelo vento quando estava na metade do canal; outra seguiu em apoio e enfrentou as mesmas dificuldades
Devido aos fortes ventos que atingem o canal de São Sebastião desde o início da manhã desta terça-feira (27), duas balsas foram arrastadas e ainda não conseguiram retornar ao ponto de atracação da DERSA.
O serviço de travessia está paralisado desde às 7h40, mas minutos antes da interrupção das atividades, uma balsa saiu de Ilhabela, com destino à São Sebastião, apenas carregando um caminhão de lixo. Por conta do vento, a embarcação não conseguiu executar o percurso normal, saindo da rota. Os ventos que chegaram a 55 km/h.
Uma segunda embarcação foi deslocada em direção a essa primeira, para dar reforço e tentar auxiliar no reboque, mas também não teve êxito e acabou passando pelas mesmas dificuldades.
Segundo informações da DERSA, a primeira balsa saiu de Ilhabela por volta das 7h30 e foi surpreendida pelas rajadas de ventos e maré forte quando estava já no meio do canal. A outra embarcação foi enviada devido a dificuldade que a mesma estava apresentado para transpor a maré.
Ainda conforme da empresa que administra a travessia, a operação não incorreu em risco e está sob controle. “As duas embarcações aos poucos estão conseguindo se deslocar até São Sebastião”, informou.
De acordo com a DERSA, esse fato mostra a importância de se paralisar a travessia quando ventos passam de 21 nós.
Muitos moradores e turistas que tentaram realizar a travessia nesta manhã, ainda aguardam nos bolsões de embarque o retorno das atividades, que não têm previsão de reestabelecimento.