Concessionária previa o início de atuação de duas praças de pedágio no último dia 19 de abril, mas obras não ficaram prontas em tempo
A Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) deve realizar uma nova vistoria nas obras de duplicação do trecho serra, da rodovia dos Tamoios, em maio. Essa vistoria é obrigatória, não só para conferir o andamento dos trabalhos, mas para constatar se a concessionária poderá iniciar as cobranças de pedágios.
Apesar da Artesp apontar que não há data prevista para o início das cobranças, a direção da Concessionária Tamoios afirmou em dezembro que os pedágios seriam cobrados a partir de 19 de abril. Quem passa pela rodovia percebe a agilidade com a qual o grupo vem trabalhando para concluir algumas obras de melhoria e também as praças de pedágio, necessárias para o início da cobrança.
Um dos pedágios, localizado no km 16,1, em Jambeiro, já está pronto. Até as placas indicativas sobre o serviço foram instaladas ao longo da rodovia. A outra praça, no km 59,3, em Paraibuna, está em finalização. As cabines foram instaladas e equipes trabalhavam em reparos na pista e na finalização da cobertura na última semana.
Após concluídos, haverá cobrança de pedágio nos dois sentidos da rodovia dos Tamoios. Em Jambeiro, a tarifa prevista é de R$ 3,30, enquanto em Paraibana será de R$ 5,80. Nesse caso, para fazer o trajeto de ida e volta ao Litoral Norte pela rodovia, os motoristas dos veículos de pequeno porte pagarão um total de R$ 18,20. As tarifas para ônibus são o dobro desse valor e caminhões pagam por eixo.
Conforme a Artesp, depois da avaliação a autorização deverá ser publicada em Diário Oficial, para então ser iniciada. Os usuários também deverão ser informados com antecedência, para não serem pegos de surpresa no trajeto.
As novas cobranças deverão causar impactos para quem acessa o Litoral de ônibus. As empresas que atuam na região poderão reajustar os valores tão logo os pedágios passem a vigorar. Para tal, elas precisam requerer o reajuste à agência reguladora.