Por Lucelmo Lacerda*
Os candidatos que apoiei perderam, foram derrotas também para mim, que acreditava naqueles projetos. No entanto, outros sujeitos acharam-se vitoriosos, pois candidatos venceram, isso faz parte da estrutura da democracia.
No entanto, sintomas contundentes atacam o sistema democrático. São decorrentes de uma brutal infecção milenar – o machismo. Deixando de lado nossas diferenças, é preciso reconhecer que 4 vereadoras em todo o Litoral Norte Paulista é uma vergonha.
Caraguatatuba e Ilhabela elegeram cada uma, 2 vereadoras, Ubatuba e São Sebastião nem isso, não haverá representantes mulheres. Como podemos admitir que 51% da população simplesmente esteja ausente do órgão supostamente representativo?
O machismo não alimenta somente nossas mentes, para que achemos que os homens são melhores, mas também as próprias mulheres são convencidas a se afastarem destas tarefas. Às vésperas das eleições, os partidos andam doidos atrás de mulheres para comporem suas chapas, já que é obrigatório ao menos 1/3 do sexo oposto ao da maioria da chapa (quase sempre o masculino). Muitas admitem que seus nomes sejam registrados, somando o incrível total de 0 votos.
A solução? Um tanto de mulheres, agora, decidir se candidatar a vereadoras em 2020 e começarem já a trabalhar com esse objetivo. Lugar de mulher é na política (e onde mais elas quiserem)!
* Lucelmo Lacerda, Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP e Especialista em Educação Inclusiva, vive em São Sebastião – lucelmolacerda@gmail.com
Foto: Thalita Ateyeh